A Póvoa de Lanhoso acolhe hoje, 9 de julho, e amanhã, 10 de julho, a 2ª Social InnovAthon, a maior maratona de inovação e empreendedorismo social do Ave. Promovida pela Sol do Ave, destina-se a cerca de 100 jovens dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, no âmbito do Projeto ASA – Ave Social Angels. O objetivo é desenvolverem ideias que possam solucionar os quatro problemas sociais diagnosticados pelos agentes locais destes territórios: o Desemprego e a qualificação profissional; a Mobilidade no território; a Deficiência; e o Envelhecimento.
Esta atividade, de carácter residencial e gratuito, realizar-se-á entre as 15 horas do dia 9 e as 18 horas do dia 10 de julho de 2018, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, com enfoque para o público jovem, entre os 18 e os 34 anos, desempregado ou em transição entre a escola e o mercado de trabalho.
Desta atividade serão selecionados/as, aproximadamente, 35/40 participantes que passarão para uma fase seguinte, o Bootcamp ASA, uma formação intensiva de 48 horas, a realizar-se em setembro de 2018, em Fafe.
Em termos operacionais, os/as participantes dividir-se-ão em vários grupos e trabalharão ideias/soluções para a problemática com a qual mais se identificam ou sentem maior paixão em trabalhar. Ao longo dos dois dias do evento, haverá momentos de diversão, lazer e de partilha de boas práticas, como o Jantar Inspirador. No final do segundo dia, cada grupo de trabalho fará uma apresentação final, Pitch de 3 minutos, da ideia que desenvolveram ao longo do Social Innovathon. O júri será constituído por representantes dos agentes sociais dos oito concelhos referidos anteriormente.