O Município da Póvoa de Lanhoso já formalizou a sua adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que visa a promoção de políticas locais de saúde segundo os princípios e estratégias promovidas pela Organização Mundial de Saúde.
A adesão da Póvoa de Lanhoso resulta de um trabalho consistente e consciente que tem vindo a ser feito ao longo de anos de intervenção social junto das populações. “Pretendemos agora atribuir um maior peso à promoção da saúde. Queremos apresentar, ainda este ano, um regulamento atualizado das respostas sociais, onde verteremos dois novos projetos no âmbito da saúde: o apoio na medicação para idosos e o apoio na vacinação infantil”, revela o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Com esta adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a Póvoa de Lanhoso comprometeu – se a elaborar um Perfil de Saúde do Concelho e a elaborar um Plano de Ação com atividades de promoção de saúde.
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que conta já com 50 municípios aderentes, é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, esta Rede desenvolve a sua intervenção tendo por base o apoio e a promoção da definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde, e a promoção da cooperação e comunicação entre os municípios da Rede e as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).