Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, a Póvoa de Lanhoso associa-se à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro). O objetivo é mobilizar todos os agentes sociais em torno da promoção da paz, da convivência, da solidariedade e da inclusão. O programa é diversificado e propõe ações distintas com ligação aos Princípios da Carta das Cidades Educadoras.
No que concerne à Governação e participação dos Cidadãos, a proposta está relacionada com as Cidades Amigas das Crianças e com a reunião do Mecanismo de Coordenação do Projeto, marcada para o dia 15 de novembro.
A apresentação do documentário “O Meu Caminho”, marcada para 18 de novembro, é a proposta ligada ao Princípio Acesso à Cultura. Este momento, realiza-se no Theatro Club, com início às 21h00.
Respondendo ao Princípio Sustentabilidade, no dia 22 de novembro, serão promovidas sensibilizações sobre Resíduos no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC) e na Escola Profissional do Alto Ave. Entre 19 e 27 de novembro, o CICC participa na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (SEPR), desenvolvendo ações sobre os recursos sustentáveis e a gestão de resíduos. Atendendo ao mesmo Princípio, no dia 11 de novembro, já teve lugar o Hastear da Bandeira Eco-Escolas no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e na Escola Profissional do Alto Ave.
No âmbito da Inclusão e Coesão Social, de 19 a 25 de novembro, a Câmara Municipal promove a XVII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades e por entidades parceiras.
No dia 30 de novembro, para além da celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, através da inauguração da exposição das árvores de Natal pela Paz e Oportunidades, em que participam escolas e entidades locais, haverá ainda o Corta Mato Escolar Municipal, no âmbito da Promoção da Saúde.
Durante o mês, está prevista a implementação, através dos Serviços Educativos, do Programa “Devagar se Vai ao Longe” (Princípio da Política Educativa Ampla) e o Gabinete de Apoio à Parentalidade dinamiza a Formação Parental para Recém-Mamãs (Princípio da Formação de Agentes Educativos). Também o projeto CLDS 4 G promove Workshops para Jovens NEET (Princípio da Educação ao Longo da Vida).
Por fim, já no dia 9 de dezembro, realiza-se, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, a iniciativa “Inclusão de Todos e para Todos” (Princípio da Educação Inclusiva ao Longo da Vida).
As comemorações começaram no dia 10 de novembro, com o encontro “Juntos a Cuidar”, assinalando o Dia Nacional do Cuidador Informal. O momento envolveu a Câmara Municipal e parceiros sociais (Princípio da Coresponsabilidade contra as Desigualdades).