Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso continua combate à vespa asiática
publicado a 10 de julho de 2020

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso continua empenhada no combate à vespa asiática (Vespa velutina), através da destruição de ninhos pelo método de inceneração.

Neste momento, existe a preocupação de destruir estes ninhos, sendo que, ao identificar a sua existência, a população deve continuar a contactar os serviços do gabinete técnico florestal do município, através do número de telefone 253 639 700.

Na Póvoa de Lanhoso, têm sido destruídos ninhos que continuam a surgir, na sua maioria, nas árvores em zonas rurais, mas também em telhados e no interior de habitações, anexos, muros e no chão.

A atenção e a informação da população, em geral, e de outros agentes, em particular, em relação a este assunto continua a ser essencial para a deteção dos ninhos, principalmente quando se trata de ninhos primários, e para a sua destruição, que permitirá reduzir a propagação da colónia.

A vespa asiática é prejudicial do ponto de vista ambiental e económico, porque aniquila a abelha europeia (Apis mellifera), produtora de mel, com todas as consequências que daí advêm: a diminuição da produção de mel e seus derivados; e a diminuição da polinização vegetal, pondo em risco a biodiversidade. De salientar, no entanto, que não se trata aqui de um risco acrescido para a saúde pública, pois os perigos que estas representam são idênticos aos das vespas autóctones.

A  Vespa velutina é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o Verão.