com a apresentação de livro “Vivências de Camilo Castelo Branco a partir da sua correspondência”
No passado domingo, o Theatro Club acolheu a apresentação do livro “Vivências de Camilo Castelo Branco a partir da sua correspondência”, de José Manuel Oliveira. Neste evento estiveram presentes a Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, o coordenador do Núcleo Documental, Paulo Freitas e o Vice Presidente da CCDR- N, Jorge Sobrado, que tem orientado e coordenado todo o trabalho do CAMILO 200 a Norte, numa dinâmica que conta com mais de três dezenas de parceiros coordenadas por aquela entidade.
Nas palavras da Vice-Presidente da edilidade, “a Póvoa de Lanhoso, tendo sido palco de várias narrativas camilianas, não poderia deixar de se associar a estas comemorações.” Prosseguiu anunciando que serão desenvolvidas “um conjunto de iniciativas que não só enaltecem a genialidade literária de Camilo, mas também tornam a sua obra mais acessível e próxima da comunidade. O programa vai para além das tradicionais apresentações de livros, promovendo um contacto direto com a literatura camiliana, sobretudo aquela que faz referência direta à Póvoa de Lanhoso, terra que inspirou e marcou a sua escrita”.
Esta apresentação inseria-se na evocação do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-2025), na qual foi também dado a conhecer o programa das comemorações da Póvoa de Lanhoso, na condição de “Terra Camiliana”, que está a ser desenvolvido a partir do Núcleo Documental – Maria da Fonte. Além disso, esta iniciativa de âmbito cultural e histórico, faz também parte da extensa programação das Festas de S. José, enriquecendo o cartaz com a diversidade de abordagens, destinadas aos mais variados grupos da comunidade povoense.
São elencadas de seguida as linhas orientadoras do programa, pois este deve ser assumido como um documento aberto a propostas de instituições e coletividades da comunidade e a iniciativas que possam surgir no âmbito do consórcio, que beneficiarão de itinerância.
Lembramos que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é uma das entidades signatárias de um protocolo para a implementação das Comemorações oficiais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco. Fátima Moreira representou a autarquia Povoense na cerimónia de assinatura, que decorreu na Casa de Camilo, no concelho de Vila Nova de Famalicão, no passado mês de Janeiro.
Do programa proposto pelo Município povoense faz parte a Exposição «Uma Camiliana Povoense» (Damião Velozo Ferreira), que terá lugar no Theatro Club, e será inaugurada a 1 de junho. Ainda em junho, mas para o dia 22, está a ser organizada uma Caminhada Camiliana, na qual será formalizado um percurso pedonal interpretativo em referência ao livro de Camilo Castelo Branco «Maria da Fonte».
Esta iniciativa implica a colocação de sinalética e leitores interpretativos ao longo do percurso que liga o Centro Interpretativo Maria da Fonte e a Igreja Românica de Fontarcada – Monumento Nacional. Na Fonte do Vido, no lugar de Barreiro – Aldeia, Fontarcada, será criado um espaço interpretativo e de lazer.”
Neste mês, será ainda apresentado o livro OS LUGARES DA VIDA E DA FICÇÃO EM CAMILO CASTELO BRANCO de José Manuel de Oliveira, edição: CTT (2025).
Para setembro serão agendadas a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco, Vida e Obra”, de José Manuel de Oliveira e a reedição de “Maria da Fonte” de Camilo Castelo Branco, cuja 1.ª edição data de 1885. E no dia 25, data em que se comemora o Dia do Concelho, será inaugurada a exposição documental «Correspondência e outros textos de José Joaquim Ferreira de Mello e Andrade”, que estará patente no Centro Interpretativo Maria da Fonte.
O Dia Internacional das Bibliotecas, 28 de Outubro, vai ser assinalado no âmbito da iniciativa “Um mês de Camilo ”. Este será o autor do mês na Casa do Livro e o autor escolhido pelo programa da Rede de Bibliotecas Escolares, sendo objetivo aproximar os mais jovens do seu legado literário e histórico. Estão também previstas visitas à Casa de Camilo e à Torre Literária em Vila Nova de Famalicão, além de iniciativas de leitura com a Rede de Centros de Convívio e uma Tertúlia Camiliana.
Apresentação do livro “Camilo e o último enforcado em Braga – O Demónio do Ouro”, de António José Ferreira Afonso, irá encerrar este programa. A edição deste livro é resultado de uma iniciativa tripartida do Município da Póvoa de Lanhoso e das Santas Casas da Misericórdia de Barcelos e de Braga.
Com a participação nestas comemorações, a Câmara Municipal reforça a Póvoa de Lanhoso como Terra Camiliana, sendo referência e presença em diversos momentos da obra camiliana, o que torna indubitável esta ligação. Nas obras “ Maria da Fonte”, “ O demónio do Ouro” e “Brasileira de Prazins”, Camilo Castelo Branco apresenta várias cenas e descrições que acontecem na Póvoa de Lanhoso.