Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso distinguida pelo Prémio Viver em Igualdade 2018
publicado a 26 de Outubro de 2018

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, recebeu em Lisboa a menção honrosa atribuída ao Município Povoense pelo Prémio Viver em Igualdade 2018. “O trabalho que temos desenvolvido é já uma referência nacional, mas estamos conscientes de que ainda temos muito caminho a percorrer nesta matéria e este Prémio é um reconhecimento, uma motivação, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, referiu o autarca Povoense.

A cerimónia de entrega teve a abertura pela Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Teresa Fragoso. O prémio é uma iniciativa bienal da CIG, que reconhece municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas. Neste âmbito, foram ainda atribuídas menções honrosas, nomeadamente à Póvoa de Lanhoso.

Esta entrega decorreu no dia 24 de outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, no âmbito do Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, um evento promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, inscrito na Estratégia Nacional Portugal + Igual, pela primeira vez com dimensão internacional.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, fez a abertura deste Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, que incluiu, de entre outros temas, o debate sobre o papel dos municípios, as ferramentas e as estratégias a utilizar para o alcance da igualdade entre mulheres e homens, através de apresentações feitas por peritas nacionais e internacionais nas matérias. Aquela representante do Governo apresentou ainda novidade do lançamento de novas linhas de apoio e financiamento, até ao início de 2019, para os municípios desenvolverem políticas de igualdade de género. Estas medidas estão enquadradas numa nova geração de protocolos de territorialização.