O Município da Póvoa de Lanhoso encontra-se a meio da tabela no que se refere à dívida por habitante no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave. Ao mesmo tempo, tem vindo a reduzir endividamento municipal.
“Em conjunto, estes dados demonstram o rigor financeiro com que o Município da Póvoa de Lanhoso aplica as suas receitas e faz os seus investimentos, tomando as melhores opções em termos de gestão da dívida e isso é uma garantia para os nossos Munícipes de que estamos a utilizar correctamente as verbas municipais”, salienta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no que toca à dívida das Câmaras Municipais por habitante, por localização geográfica, o concelho Povoense apresenta uma dívida de 266 euros por habitante, o que coloca este território em 4º lugar no conjunto dos oito concelhos pertencentes à CIM do Ave (Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Famalicão, Cabeceiras de Basto, Vizela, Mondim de Basto e Vieira do Minho).
Em paralelo, de acordo com dados do próprio município, também tem vindo a diminuir o endividamento global, cifrando-se em 6. 473.747, no final de 2019. Na comparação dos últimos 10 anos (2009-2019), a dívida municipal diminuiu cerca de 7 milhões de euros (7.001.512).