– o número tem aumentado significativamente
O Município da Póvoa de Lanhoso tem vindo a registar um aumento expressivo do número de ninhos de vespa asiática (Vespa velutina), avistados em diversos pontos do concelho.
De acordo com os Serviços Municipais de Proteção Civil, em 2024 foram sinalizados 305 ninhos, número que subiu para 764 em 2025, representando mais do que o dobro das ocorrências notificadas. Este crescimento reflete uma tendência verificada em todo o território das Comunidades Intermunicipais do Ave e do Cávado.
A proliferação desta espécie invasora tem consequências preocupantes, nomeadamente no setor apícola, com a quebra significativa na produção de mel, pois as abelhas melíferas têm sido dizimadas.
Apesar de a quase totalidade dos ninhos ser eliminada após a respetiva comunicação aos serviços competentes, o número de novos casos registados tem aumentado de forma exponencial ao longo do ano passado.
Atualmente, a intervenção nos ninhos de vespa asiática no concelho é realizada através da inoculação de um biocida específico, método que permite uma atuação mais célere e eficaz. No entanto, após a intervenção, os ninhos permanecem no local até à sua queda natural.
Os ninhos de vespa asiática podem atingir grandes dimensões, apresentando-se geralmente de forma arredondada ou em pera, com abertura lateral. Encontram-se, na maioria dos casos, na copa das árvores a grande altura, mas podem também surgir noutros locais.
O combate à vespa asiática deve ser continuo e fortalecido, também com o reforço da vigilância, da sensibilização da população e da capacidade de intervenção. Por isso, o Município apela à colaboração da população, solicitando que todos os avistamentos de vespas ou de ninhos — mesmo em caso de dúvida — sejam comunicados aos Serviços Municipais de Proteção Civil, através do número 253 639 700.