Na Póvoa de Lanhoso, cerca de 470,40 quilómetros de infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais existentes no concelho já integram o Sistema Municipal de Informação Geográfica (SMIG), o que permite à Autarquia ganhos de gestão de recursos e de infraestruturas.
Estes dados reportam-se a 31 de dezembro de 2019, mas o processo, que consiste em georreferenciar os elementos das redes de água e de saneamento de águas residuais, ainda decorre, sendo este um processo dinâmico e contínuo.
De lembrar que o cadastro de cerca de 365 quilómetros desta rede de infraestruturas resulta da execução de uma candidatura ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a qual visou a elaboração do cadastro das infraestruturas de abastecimento de água (AA) e de saneamento de águas residuais (SAR) existentes no Concelho Povoense, para o integrar no Sistema Municipal de Informação Geográfica (SMIG).
Com a concretização desta operação em particular, a Autarquia atualizou e detalhou o conhecimento que já detinha acerca da sua rede de infraestruturas, integrando-o numa base de dados SIG para assim otimizar e gerir eficientemente os recursos e infraestruturas existentes e futuras dos sistemas de AA e SAR, nomeadamente através da georreferenciação dos consumidores e da instalação de caudalímetros para a monitorização de perdas de água, por exemplo.
O custo total do investimento elegível desta operação (que decorreu entre março de 2017 e dezembro de 2018) foi de 71.248,53€, sendo a Contribuição Comunitária, materializada via Fundo de Coesão, de FC 60.561,24€.
O alargamento do abastecimento de água e saneamento, concluído recentemente em diversas freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, determina a ampliação desta rede assim como do seu cadastro através do Sistema Municipal de Informação Geográfica (SMIG), os mais de 470 quilómetros entretanto registados no SIG.