Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso levou mais de duas mil pessoas a Fátima
publicado a 19 de setembro de 2018

Mais de 2 mil povoenses participaram no já tradicional passeio concelhio a Fátima, no dia 18 de setembro. “Este é o único passeio que fazemos com toda a comunidade Povoense. Sinto-me muito satisfeito por estarem aqui tantas pessoas. Para mim, como Presidente da Câmara, e para o meu Executivo é uma grande alegria promovermos um passeio deste género, porque unimos todas as pessoas e a alegria prevalece”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

De há uns anos para cá que o passeio concelhio a Fátima se realiza, numa organização da Câmara Municipal em colaboração com as Juntas de Freguesia e as paróquias. “Sinto nas pessoas uma alegria imensa por estarem cá novamente. Este é uma iniciativa para manter e, enquanto as pessoas manifestarem vontade de vir a Fátima, a Câmara Municipal nunca deixará de promover um passeio deste género”, assegurou o autarca Povoense. 

De referir que os custos associados a esta deslocação foram de 12,73€ por participante, tendo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso suportado 4,73€ desse valor, correspondente ao transporte e ao lanche.

“Hoje, venho com um sentimento diferente”, revelou ainda Avelino Silva, naquele que foi o primeiro passeio concelhio enquanto Presidente de Câmara. O autarca esteve acompanhado dos Vereadores Gabriela Fonseca e André Rodrigues. Foram diversos os Presidentes de Junta que acompanharam as suas populações neste momento de devoção e de convívio.

A partida das terras de Lanhoso aconteceu ao raiar do dia, com 34 autocarros rumo a Leiria. Uma vez em Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade recebeu a celebração da eucaristia, conduzida pelo arcipreste da Póvoa de Lanhoso, padre Albino Carneiro, coadjuvado pelos párocos Armindo Gonçalves, Rafael Poças e Salvador Mota. O Grupo Coral de Rendufinho teve a seu cargo a animação da liturgia. Seguiu-se o almoço e a confraternização; o recolhimento para a oração e a compra de recordações. Uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa, núcleo da Póvoa de Lanhoso, acompanhou a comitiva durante todo este passeio concelhio. A partida de regresso à Póvoa de Lanhoso foi acontecendo a meio da tarde.

Devoção e convívio são razões para participar

Maria Fernandes da União de Freguesias de Esperança e Brunhais participou pela primeira vez, “pelo convívio e por ser Fátima”. Concordando que este passeio concelhio é “muito importante” para a própria união das pessoas, esta Povoense aceitou revelar a composição do farnel: panados, vitela, frango, coelho, bolinhos…

Lucinda Fernandes, de Taíde, também se mostrou satisfeita. “Estou a achar muito bom. Gosto de tudo, da capelinha, da missa, de tudo o que se encontra dentro do santuário. É formidável. O convívio é muito bom. Nós, nesta camioneta, já todos nos conhecemos, mas renovamos as amizades. Se se puder manter este passeio, é uma maravilha”, referiu.

Martinho de Sousa da Vila da Póvoa de Lanhoso também estava a gostar. “Este passeio torna-se muito bonito. Estou-me a divertir, foi uma missa muito bonita e estamos aqui agora a conviver. Já vi pessoas de outros tempos, Presidentes de Junta antigos, que há muito tempo que não via, o que é maravilhoso. E outros amigos”, considerou, acrescentando que “deviam participar todas as freguesias, não devia haver outras coisas pelo meio. É muito bonito virem todas as freguesias; durante a missa, quase enchemos a igreja e isso é bonito”.