Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso participou nas Jornadas Europeias do Património
publicado a 3 de outubro de 2019

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se às Jornadas Europeias do Património, entre os dias 27 e 29 de setembro, com o objetivo de destacar algumas das facetas de algum do património material e imaterial mais relevante do concelho, estabelecendo uma relação com a Arte e o Lazer.

Com a projeção do filme de animação “A vida secreta dos nossos bichos”, na fachada do Theatro Club, na noite de sexta-feira, dia 27 de setembro, conseguiu-se reunir perto de meia centena de participantes, entre crianças, pais e avós, para entrarem no final de semana de uma forma diferente do habitual.

Já na Caça ao Tesouro Noturna, que se realizou no sábado, dia 28 de setembro, houve a participação de quatro grupos, num total de 18 participantes, alguns dos quais provenientes de Matosinhos. Apesar de estar uma noite um pouco fria, as pessoas participantes chegaram ao final com uma grande satisfação, porque todas conseguiram desvendar os enigmas propostos e, de uma forma lúdica, aprofundaram o conhecimento sobre o Monte de Lanhoso bem como desenvolveram a capacidade de observação, dedução, lógica e agilidade.

No que diz respeito ao teatro de fantoches “Maria da Fonte” e a “Arte de colorir a nossa história”, que se realizaram no domingo, dia 29 de setembro, participaram cerca de 30 pessoas (18 crianças com idades entre os três e os 12 e ainda 12 adultos entre pais e mães).

Já a “presença” de Dona Teresa de Leão no Castelo de Lanhoso, também no domingo, 29 de setembro, proporcionou momentos inesquecíveis para algumas das pessoas que visitaram aquele ex-libris concelhio, permitindo-lhes um contacto mais de perto com esta figura histórica de grande importância para o Condado Portucalense. Cerca de 241 pessoas aproveitaram ainda para visitar gratuitamente, naquele dia, a Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Este é o evento cultural participativo mais celebrado e partilhado pelas pessoas que vivem na Europa. Na edição de 2019, celebrou-se o Património nas Artes e no Lazer.