A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai promover a edição de 2021 dos fins-de-semana gastronómicos, designada “Coisas nossas à mesa”.
Divulgar e potenciar o que de melhor existe na Póvoa de Lanhoso e, ao mesmo tempo, contribuir para dinamizar o setor da restauração e da economia local são os objetivos desta iniciativa.
O arranque é já no fim-de-semana de 27 e 28 de fevereiro, com o Cozido à Portuguesa a ser servido nos restaurantes aderentes.
O cabrito assado no forno, o bacalhau “à Vítor”, o “Bife à Romaria”, o arroz de frango “pica no chão” são alguns dos muitos pratos de cozinha regional que podem ser degustados nesta edição, acompanhados de um harmonioso, fresco e intenso vinho verde característico desta região.
Este ano, e devido às normas impostas pelo estado de emergência, o formato dos fins-de-semana gastronómicos é forçosamente diferente. Enquanto a situação se mantiver, esta iniciativa realiza-se em take away. Pretende-se que os Povoenses participem nesta iniciativa, recebendo em suas casas estas iguarias, apoiando assim a restauração local, numa fase tão delicada.
As propostas são as seguintes: Cozido à Portuguesa (27 e 28 de fevereiro); Cabrito à São José (19 a 21 de março); Petiscos Tradicionais (24 e 25 de abril); Bacalhau (21 a 23 de maio); Bife à Romaria (3 a 5 de setembro); Pica no Chão (2 e 3 de outubro); e Papas de Sarrabulho e Rojões (6 e 7 de novembro).
A gastronomia da Póvoa de Lanhoso é tipicamente minhota. Contudo, diferencia-se pela mistura de ingredientes colocada na confeção dos pratos: o saber, a memória, a herança e o amor, tudo com o intento de proporcionar uma experiência única de saborear os alimentos com deleite e com prazer.