Está concluída a marcação de um caminho alternativo para os peregrinos que atravessam o concelho da Póvoa de Lanhoso na direção do São Bento.
Utilizando, maioritariamente, as estradas nacionais ou municipais do concelho Povoense, milhares de pessoas dirigem-se, anualmente, ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, no vizinho concelho de Terras de Bouro, o que acontece sobretudo nesta altura do ano.
Principalmente pela falta de segurança, sobretudo para quem caminha à noite, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encetou contactos com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta com o propósito de obter autorização para utilizar a imagem de marca do caminho de São Bento, aplicada já em concelhos vizinhos, para sinalizar um itinerário alternativo no território Povoense.
Desde então, estudou-se um percurso que contempla estradas secundárias e caminhos rurais, evitando as movimentadas estrada nacional 310 e estrada nacional 103.
Feito esse levantamento, a Autarquia já concluiu a marcação do caminho alternativo, que liga Santo Emilião a Serzedelo, numa extensão de aproximadamente 18 quilómetros, com o símbolo de São Bento da Porta Aberta (corvo com o pão no bico) e setas direcionais, tudo em azulejo, estando ainda em fase de conclusão a aplicação de dois painéis informativos que apelam à utilização deste caminho mais seguro e cómodo para os peregrinos.
As pessoas que utilizarem esta alternativa podem disfrutar do caminho, enquanto cumprem a sua motivação religiosa ou lúdica.