Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso reabriu Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e abriu Centro Cycling’
publicado a 8 de abril de 2022

O Centro Cycling' - Póvoa de Lanhoso e o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC) já estão ao dispor da comunidade e convidam Povoenses e visitantes a desfrutar das magníficas condições ambientais e desportivas de que o nosso concelho dispõe.

A reabertura do CICC e a abertura do Centro BTT, o primeiro Centro Cycling' do distrito, aconteceram no dia 4 de março. Destacando que este é um espaço multifacetado, que associa o desenvolvimento sustentável com a sustentabilidade ambiental e com a biodiversidade, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, fez notar que também é vocacionado para as famílias. “Queremos que se sintam à vontade, se sintam convidadas e se sintam em casa, quando visitarem este espaço, porque é um espaço onde podem estar crianças desde tenra idade até aos idosos. É um espaço acolhedor, agradável, que permite, no dia-a-dia, desenvolver todo o tipo de atividades para todo o tipo de gerações”.

Aludindo a uma nova vida para todo este espaço e valências em torno do Carvalho de Calvos, Frederico Castro deu conta da pretensão de levar as pessoas até ali, através da dinamização de uma programação regular. “Neste momento, o desafio é alimentarmos um programa que dê uma dinâmica que torne cada vez melhor e mais agradável este espaço e que desafie o próprio Município a fazer mais. Temos ideias, estamos abertos às ideias da comunidade, mas precisamos de, na prática, perceber se os espaços funcionam, se estão em linha e sintonizados com o que a população precisa e deseja e, nós próprios, também estarmos disponíveis para fazermos o caminho necessário para aproximar a população deste tipo de equipamentos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

A sessão deste dia contou com as presenças, de entre outras, do Presidente da Câmara Municipal e do seu Executivo, do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, do Presidente de Junta, Pedro Antunes, e ainda do Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Norte 2020, Humberto Cerqueira, da Primeira-secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, e do Vice-Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, António José Cardoso.
“Este Executivo inaugura o espaço, temos o Centro Cycling’ Portugal que tem este momento de inauguração, mas é justo dizer que este é um projeto que transita do mandato anterior e é correto fazer uma referência ao Executivo anterior, que lançou este projeto, que teve a intenção e a ideia de o implementar. Circunstancialmente, cabe-nos a nós inaugurar, neste momento simbólico, mas quero partilhar com o Executivo anterior esse mérito, porque somos todos o resultado do trabalho de todos: de toda a comunidade, de todos os Executivos, de todas as Juntas de Freguesia, de todos os funcionários que passam pela Autarquia e não devemos ter nenhum constrangimento em reconhecer isso”, realçou também o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro.

Crianças e seniores participaram nas dinâmicas propostas para o dia 4 de março, inclusive, na plantação de um carvalho alvarinho, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, simbolizando a união das gerações, passadas e futuras, e dos decisores políticos na defesa do Ambiente.
Com a requalificação do CICC, pretende-se incentivar a participação ativa da comunidade local, atraindo mais visitantes ao Centro de Interpretação e ao Parque do Carvalho de Calvos, através da dinamização e da oferta de propostas que explorem temáticas ambientais.
Para além da reabilitação do edifício do Centro de Interpretação, também foram desenvolvidos novos elementos para reforço da sua imagem e das atividades dinamizadas: novo logótipo e linguagem de comunicação; novas exibições permanentes; uma nova exposição sobre o Professor Gonçalo Sampaio; Jogos de Tabuleiro ambientais; e o livro infantil “Mané + Senhor Carvalho de Calvos, os amigos improváveis” e a mascote Mané.

Cyclin`Portugal - Póvoa de Lanhoso apoia betetistas na descoberta do concelho
Um edifício de apoio, conjuntamente com os trilhos BTT, materializa o Centro Cyclin`Portugal - Póvoa de Lanhoso. Este espaço de apoio aos praticantes de BTT está equipado com casas de banho, balneários, espaço para lavagem de bicicletas, bar e uma máquina self-service para reparações rápidas nas bicicletas.
A rede de percursos de BTT, que compõe este Centro Cyclin`Portugal, cobre todas as freguesias do concelho Povoense, num total de cerca de 400 quilómetros, com vários graus de dificuldade, física e técnica, e passagem por espaços de grande valor patrimonial, natural e paisagístico.
Esta rede é constituída por 10 percursos, estando seis homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Os restantes quatro percursos são guiados por GPS e as informações estão disponibilizadas no portal do Município da Póvoa de Lanhoso.

A requalificação do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e a criação do Centro Cyclin`Portugal - Póvoa de Lanhoso resultam do projeto “Qualificação das Experiências de Touring Cultural do Minho - Projeto de valorização da estrutura de apoio à visitação - Carvalho de Calvos” aprovado no âmbito do Aviso NORTE-28-2018-04 do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020.
Tem associado um investimento total elegível de 355.571,72€ e conta com um apoio FEDER de 302.235,96€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 85% do valor do investimento total elegível.

 

Hortas Comunitárias são projeto que vai avançar
No dia 4 de março, foi ainda dada a conhecer a pretensão da Autarquia no sentido de criar e disponibilizar Hortas Comunitárias à comunidade na área envolvente ao Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. O espaço anteriormente ocupado pelas hortas biológicas e sociais será dividido em talhões, os quais serão cedidos aos munícipes que os pretendam cultivar.
Este projeto visa possibilitar o acesso à prática agrícola aos munícipes que não possuam terrenos para esse efeito; fomentar a prática de uma horticultura saudável como atividade de lazer; desenvolver hábitos alimentares saudáveis, promovendo a utilização de produtos vegetais provenientes de agricultura biológica; promover visitas da comunidade escolar e dos utentes de IPSS´s, Centros de Convívio e Centros Sociais, dinamizando ações de saúde, bem-estar e valorização ambiental