A Póvoa de Lanhoso foi palco da apresentação da Nova Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Conhecer para Intervir, no dia 16 de abril.
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, apresentou as linhas principais deste documento, no início de um seminário que decorreu no Theatro Club.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, abriu a sessão, dando conta, de entre outros aspetos, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Autarquia. “Confesso que sou um autarca orgulhoso do trabalho que fazemos ao nível social e ao nível da educação, pois têm sido duas áreas que nos últimos anos sofreram fortes investimentos com resultados muito positivos”, referiu, concluindo: “Da parte da autarquia, porque acreditamos nos valores da Cidadania, da Diversidade, no verdadeiro respeito pelos Direitos Humanos e na importância de termos um Concelho mais igualitário, continuaremos a trabalhar, de preferência mais e tentando ser melhor, incluindo todos e todas nesta missão”.
A nova estratégia apresentada integra três planos de ação: Plano para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens; Plano para a Prevenção e combate à Violência contra as mulheres e a Violência Doméstica; e o Plano de Ação para o Combate à Discriminação em razão da origem, orientação sexual, da identidade e expressão de género e características sexuais. Serão cerca de 140 as medidas previstas.