A Póvoa de Lanhoso registou, em 2022, 104,2 M€ de exportações, valor que representa um aumento de 3% face ao período homólogo de 2021.
De acordo com a informação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), as exportações de bens cresceram 23% no ano de 2022, em todo o país, e a Póvoa de Lanhoso acompanhou este crescimento, apesar das contrariedades que se registaram na conjuntura global, como é o caso da subida do preço dos combustíveis e das taxas de juro.
O nosso concelho, que é um dos que está integrado na área de abrangência da Associação Empresarial de Braga, registou valores que apenas foram superados por Braga, aparecendo depois Vila Verde, em 3.º lugar, com 69,9M€ de exportações.
Os números que surgem são reflexo da grande dinâmica que a indústria têxtil continua a ter no nosso Concelho, pois é este o sector que motiva os números apresentados, seguindo-se a indústria metalúrgica e a indústria das madeiras.
Estes dados, que revelam uma forte dinâmica empresarial que se tem vindo a manifestar a outros níveis, refletem-se também nos números do emprego.
De acordo com os últimos dados disponibilizados recentemente pelo IEFP_ Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos a Janeiro de 2023, a Póvoa de Lanhoso teve uma diminuição de 113 desempregados inscritos no IEFP por relação ao mesmo período homólogo. Em Janeiro de 2022 tínhamos 798 desempregados do Concelho inscritos no IEFP e em Janeiro de 2023 este número desceu para 685.
Novos desafios se colocam às empresas em áreas como a inovação, investigação e desenvolvimento, a internacionalização, a sustentabilidade e transição digital, bem como, a transição energética. O ano de 2023 deverá ser determinante para aproveitar os sistemas de incentivo dos quadros comunitários de apoio como o PRR e o Portugal 2030 por forma a procurar um crescimento mais sustentável para as nossas empresas.