O Município da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e a Universidade Sénior, promoveu mais uma atividade intergeracional, destinada à implementação dos Princípios da Cidade Educadora.
A Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso acompanhou a dinamização de mais um encontro intergerações, no âmbito do projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”.
Gabriela Fonseca destaca que este é um projeto pioneiro vocacionado para trabalhar esta temática junto das crianças mais jovens da comunidade Povoense. “Estas questões têm de ser trabalhadas ao nível da Educação e a experiência diz-nos que, quanto mais cedo melhor, porque elas crescem já com uma outra mentalidade e com uma mente mais aberta em relação a temas como a inclusão, a aceitação da diversidade, a igualdade de género e a cidadania, aliando a estes aspetos o espírito de Cidade Educadora, que somos. Ou seja, um território que respeita os Direitos das Crianças, mas em que estas também têm alguns compromissos para com a comunidade e a sociedade. É isso que se pretende incutir nas crianças”, refere aquela representante da Autarquia.
Esta atividade desenvolveu-se no âmbito do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, resposta integrada no Gabinete de Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Participaram cerca de 20 crianças e alguns seniores que, em conjunto, elaboraram uma tela, num trabalho conjunto e de ajuda mútua.
Póvoa de Lanhoso na vanguarda da conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional
À margem da realização deste encontro entre gerações, Gabriela Fonseca considera que a Póvoa de Lanhoso está na vanguarda das políticas que aliam igualdade e educação. “Está agora em cima da mesa uma proposta da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, que lançou recentemente o Programa 3 em Linha, para a certificação dos serviços em termos de conciliação de vida profissional e familiar e para que a Póvoa de Lanhoso possa ser também um território-bandeira e estamos a avançar também nesse sentido”, revelou.
A Autarquia Povoense já implementou para os/as funcionários/as diversas respostas. “Nós temos um conjunto de medidas que facilita a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional: o darmos o dia de aniversário dos funcionários, o não trabalharem à sexta-feira à tarde para permitir que possam tratar de assuntos pessoais, o facto de nós já darmos a possibilidade de recorrerem a 15 dias para ficarem com os ascendentes quando estão doentes, quando a lei só prevê os descendentes até 12 anos. Temos uma série de medidas que vão nesse sentido”. Por tudo isto, conclui Gabriela Fonseca: “A Senhora Secretária de Estado, conhecendo a nossa realidade e o nosso trabalho, quer apostar no nosso Município e nós estamos disponíveis para aceitar os desafios”.