Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Póvoa de Natal 2018” representa aposta reforçada de autarquia e parceiros
publicado a 4 de dezembro de 2018

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e entidades parceiras apresentaram na manhã desta terça-feira a programação da iniciativa "Póvoa de Natal 2018", que, segundo o Presidente da Autarquia, Avelino Silva, vai trazer “muita alegria e movimento ao concelho”. São inúmeras as propostas, que decorrem de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

Para além das iniciativas habituais, este ano, a aposta passa também por reforçar o programa específico para a Praça Eng. Armando Rodrigues na Vila, a pensar na sua importância para o comércio local. “Estamos no caminho certo. Este ano, o Natal vai ser diferente na Póvoa de Lanhoso”, assegurou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

Esta apresentação contou com a presença dos Vereadores Gabriela Fonseca e André Rodrigues, do padre Luís Fernandes de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, de Manuel Tinoco, Presidente da Junta de Freguesia de Monsul, em nome da V Feira de Natal do Baixo Concelho, e de Sara Vieira que apresentou a “Aldeia Natal Diverlanhoso”. Esteve ainda o Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Paulo Silva, entidade que também colabora na dinamização das iniciativas pensadas para o centro da Vila Povoense. O programa foi apresentado por Mariana Pereira, técnica da Autarquia.

Avelino Silva destacou alguns aspetos da “Póvoa de Natal 2018”: primeiro, que só é possível implementar este programa, recorrendo à prata da casa, ou seja, com a colaboração das entidades parceiras, com a participação das coletividades e com o empenho dos funcionários da Autarquia; segundo, que o programa centralizado na Vila foi desenhado depois de ouvidos os lojistas e as suas pretensões; e terceiro, que estão reunidos os ingredientes para que a “Póvoa de Natal 2018” seja um êxito. “De certeza de que aquilo que vamos fazer este ano vai ao encontro de todos os comerciantes e de todas as pessoas que vivem na Vila, no Concelho e de quem nos visita”, salientou o autarca Povoense.

No centro da Vila estará colocada uma tenda gigante para acolher grande parte da programação. Para além da Inauguração da Iluminação de Natal e da Chama de Natal (8 de dezembro, nos Paços do Concelho), o programa prevê ainda a decoração do Pinheiro de Natal Comunitário (9 de dezembro), com a colaboração de utentes de IPSS’s, Centros de Convívio e expositores do Mercado da Terra. Está ainda previsto haver um Presépio Vivo (15 e 23 de dezembro) itinerante e diversas atividades específicas para crianças (abraço ao Pai Natal em permanência, DiscoKids a 22 de dezembro e o conto de Natal a 23 de dezembro). A Parada de Natal (16 de dezembro), com a participação de coletividades desportivas do concelho, pretende incentivar a população a fazer as suas compras no comércio local. Os Concertos de Natal (dia 8 de dezembro, pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, e dia 23 de dezembro, por jovens talentos Povoenses e instituições que pretendam participar) são outras das propostas. Está ainda prevista mais uma edição dos Fãs do Vinil (22 de dezembro), com carácter solidário, e do Mercado da Terra (9 de dezembro), desta vez, temático.

A animação de rua com música, dança, insufláveis, doces de natal, por exemplo, também estará presente nos diversos fins de semana até ao dia 23 de dezembro.

A programação arranca já no dia 6 de dezembro, com a apresentação do Musical “O corcunda de Notre Dame” (Auditório Prozis em Fontarcada) para crianças e seniores.

 

“Garfe, Aldeia dos Presépios”, de 9 de dezembro a 6 de janeiro, na freguesia de Garfe

Trata-se da 17ª edição desta iniciativa, que vai contar com 20 presépios. Tem vindo sempre a crescer de ano para ano em quantidade e qualidade. Em 2002, contou com sete presépios e, este ano, pela primeira vez, atinge os 20 presépios. As pessoas têm trabalhado com a mesma vontade e o mesmo afinco do primeiro momento e por elas esta edição vai ser bem melhor que as anteriores. Programa compreende a celebração de eucaristias junto de alguns dos presépios e ainda uma série de propostas culturais, com destaque para a Caminhada dos Presépios, para a abertura da exposição com os 2132 presépios (à data de 4 de dezembro de 2018) da coleção particular do padre Luís Fernandes Peixoto, para o Concerto de Neno, para a Oração dedilhada a Fado, por Adriana Moreira, para a atuação do grupo de jovens “A Voz dos Anjos” e para o encontro de Reis.

 

“Aldeia Natal Diverlanhoso”, de 13 a 23 de dezembro, na Diverlanhoso, em Oliveira

Evento dedicado a crianças, jovens e famílias. À semelhança dos anos anteriores, vai apresentar as casas temáticas para visitar (casa do Pai Natal e Casa do Mágico), a fábrica das Marionetes, a disco-fluorescente, a DiverKids e atividades como o slide, mina labirinto, caça ao tesouro, tiro com zarabatana, pontes suspensas e animação de rua com modelagem de balões e pinturas faciais. Está prometida muita animação e magia. A entrada é de oito euros (grátis até aos três anos). A organização estima receber cerca de cinco mil visitantes.

 

“V Feira de Natal do Baixo Concelho”, de 14 a 16 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Monsul

Esta feira começou em 2014 quase por brincadeira, mas que ao longo dos anos foi-se tornando uma realidade incontornável. Este ano, o evento é reforçado com mais um dia e engloba propostas como o jantar de natal para toda a população, com o prato tradicional da época, de onde irá sair o prato que a organização pretende associar a esta Feira, ou seja, a chamada Roupa Velha. Outras propostas são a celebração de uma eucaristia, o concerto de Natal com os grupos de catequese do Baixo Concelho, o desfile de Pais Natal a cavalo, a entrega de prémios de mérito com a atuação das lavadeiras do Cávado, uma rusga de concertinas e cantares ao desafio, a prova cega de vinhos verdes de lavrador e o sorteio de cabaz de natal. Haverá ainda animação com os 4Fun e Cláudia Martins e Minhotos Marotos. A Feira terá cerca de 24 stands.

Consulte o Programa Completo