Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Praia Fluvial de Verim renova “Qualidade de Ouro” da água
publicado a 18 de Maio de 2018

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia Fluvial de Verim, na Póvoa de Lanhoso, foi classificada pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza como tendo “Qualidade de Ouro”. Este local recebe anualmente milhares de veraneantes de toda a região.

"Esta distinção é resultado de muito trabalho, realizado diariamente com diferentes intervenientes, para que Povoenses e forasteiros possam usufruir de uma praia fluvial acessível, com condições de segurança e com qualidade reconhecida”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. O autarca destaca mesmo que, a par de outros projetos de cariz ambiental, é pretensão do Executivo que lidera a construção de dois Parques de Lazer, valorizando as margens do rio Ave e do rio Cávado, em Santo Emilião e na União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, se possível com apoio de fundos comunitários.

Este ano, a Quercus distinguiu 390 praias com Qualidade de Ouro, 342 zonas balneares costeiras, nove de transição e 39 interiores.

De entre os critérios para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” está aquele que obriga a que água balnear tenha registado qualidade da água Excelente nas cinco últimas épocas balneares, ou seja, de 2012 a 2017.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

A época balnear de 2018, que tem por base a Portaria n.º 118-A/2018 de 2 de maio, tem o seu arranque a partir do dia 15 de maio, sendo que a maioria das praias inicia a sua época balnear a partir de 1 de junho. No caso da praia Fluvial de Verim, de 15 de junho a 15 de setembro, esta terá vigilância de dois nadadores salvadores.