Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Presidente da Câmara Municipal faz balanço “muito positivo” do S. José
publicado a 20 de maro de 2018

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, faz um balanço “muito positivo” das Festas de S. José 2018. “Estamos muito satisfeitos e as nossas expectativas foram superadas, sem dúvida. A procissão foi o momento alto, com milhares de pessoas nas ruas”, destaca o autarca. “Nos momentos em que não choveu, tivemos adesão em massa de Povoenses e de visitantes, o que demonstra que o programa que apresentámos foi do agrado da maioria das pessoas”, continua Avelino Silva.

Para além da procissão, as propostas musicais também registaram grande adesão, casos da Noite da Juventude, com os HMB, Eazy, Ian Meerut e Meninos de Coro; da Noite Solidária, com a atuação de José Cid e com o Tributo a António Variações; e do espetáculo infantil “O Mundo da Sara”, numa demonstração de que o S. José começa realmente nas crianças. Referência ainda para a atuação dos Povoenses Akisom. Estes espetáculos realizaram-se numa tenda instalada para o efeito na Praça Eng. Armando Rodrigues e tiveram entrada livre.

O programa do principal fim de semana de Festividades Concelhias cumpriu-se como previsto. No dia 19, feriado municipal, destaque para a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, com a presença do Executivo Municipal, liderado por Avelino Silva. A Noite de Folclore, a IX Concentração/Exposição de Motas Clássicas, o Passeio de BTT – Trilhos de S. José, o IV Encontro de Carochas, o Encontro de Concertinas, o concerto de Música Filarmónica foram igualmente propostas muito concorridas. Destaque ainda para a Feira Franca e para o tradicional Concurso Pecuário assim como para a eucaristia solene e para o fogo de artifício no encerramento das Festas.

As Festas de S. José 2018 começaram no dia 10 de março, mas, nesse primeiro fim de semana, devido à chuva, houve necessidade de adiar alguns dos momentos previstos, sendo que o Mercado da Terra foi a única iniciativa cancelada. O Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José, uma das referências principais das Festas, ficou adiado para o dia 25 de abril, a Caminhada de S. José realiza-se já no próximo domingo, 25 de março, e a prova de Atletismo realiza-se a 15 de abril. Para 8 de julho ficou agendado o concurso de Pesca Desportiva de S. José. A abertura da exposição “Um (Outro) olhar sobre a Arte Sacra Concelhia”, o Festival de Natação, o Passeio de TT e a Super Especial de TT, o Concurso de Tiro ao Prato foram propostas que se desenrolaram normalmente, no primeiro fim de semana de Festividades.

De salientar ainda que, que de 16 a 19 de março, decorreu o fim de semana gastronómico, promovendo o Cabrito à S. José e as Rochas do Pilar, em cerca de 30 estabelecimentos de restauração e alojamento aderentes. No mesmo período, a Praça Eng. Armando Rodrigues acolheu uma Mostra de Artesanato e Produtos Regionais.