O Município da Póvoa de Lanhoso iniciou, esta semana, a distribuição de fruta aos alunos e às alunas do 1º Ciclo, no âmbito do Programa de Fruta Escolar (PFE), que é financiado pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P.. Da mesma forma, também começou, no mesmo dia, igual disponibilização às crianças do pré-escolar, o que resulta do alargamento do PFE a este nível de ensino, numa iniciativa suportada pela Câmara Municipal.
Este Programa prevê a realização de 60 entregas de frutas diversificadas (duas vezes por semana), ao longo de 30 semanas. São abrangidas 761 crianças do 1º Ciclo e 384 crianças do pré-escolar e o total do investimento afeto a estes diferentes níveis de ensino é de 10.742.72 €.
Os estabelecimentos de ensino abrangidos pelo regime escolar devem implementar medidas educativas de acompanhamento, designadas medidas escolares, tendo em conta os objetivos definidos, a suficiência das medidas e as disponibilidades orçamentais.
A organização de aulas de degustação, a criação e manutenção de atividades de jardinagem, a organização de visitas a explorações agrícolas e atividades similares destinadas a sensibilizar as crianças para a agricultura são alguns dos exemplos das atividades que podem ser implementadas. As escolas devem ainda dinamizar medidas destinadas a promover o conhecimento das crianças sobre a agricultura, designadamente a diversidade e sazonalidade dos produtos, os hábitos alimentares saudáveis e as questões ambientais relacionadas com a produção, a distribuição e o consumo de frutas, produtos hortícolas, leite e produtos lácteos.