Desde o início do ano e até ao final de Agosto, o Castelo de Lanhoso, Monumento Nacional, recebeu 8528 visitantes no interior da Torre de Menagem. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os registos apontam para mais 500 pessoas.
Para além de um aumento do número de visitantes há também a registar que os turistas são oriundos de mais de 50 nacionalidades, sendo os brasileiros, os franceses e os espanhóis quem mais se destaca.
Há ainda a referir que o número de visitas guiadas ultrapassou as 1000 e o número de povoenses que já entraram no núcleo museológico gratuitamente ultrapassa também esta fasquia.
Estes dados reportam-se apenas às visitas ao interior da Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso, sendo que o número das pessoas que visitam as muralhas do Castelo, implantadas sobre o maior monólito granítico do país é mais elevado.
Para estes números contribui também o trabalho próximo com a comunidade escolar, que proporciona visitas guiadas às turmas do ensino básico. Estas atividades têm desempenhado um papel de relevo na missão transversal da Câmara Municipal de proporcionar o conhecimento da história coletiva e de dar mais visibilidade a este Monumento Nacional, com data anterior à fundação do Condado Portucalense, que daria origem a Portugal.
De referir que o Castelo de Lanhoso faz parte da Rede Municipal de Monumentos Inclusivos, numa tentativa de que o conhecimento do Castelo de Lanhoso seja acessível a cada vez mais pessoas, com as suas diversas particularidades.