Arrancou na passada sexta-feira, dia 17 de outubro, a segunda edição do AmpliArte, sob o foco das ArtEmoções, um projeto educativo desenvolvido no âmbito do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades, desenvolvido com alunos/as da escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Este projeto reforça o compromisso com uma escola mais inclusiva, humana e sensível às diferenças individuais.
As ações desenvolvidas destinam-se a alunos e alunas abrangidos/as pelas Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão, e utilizam a arte como ferramenta de expressão emocional, comunicação e valorização pessoal, promovendo o desenvolvimento integral de cada participante.
A primeira sessão decorreu num ambiente de grande envolvimento e criatividade, proporcionando um espaço seguro de partilha, descoberta e interação.
O AmpliArte afirma-se como um projeto diferenciador que promove competências sociais, emocionais e artísticas através de atividades adaptadas às necessidades específicas de cada aluno/a.
Assentando em princípios fundamentais como a Cidadania ativa e inclusão, a Empatia e relações interpessoais, a Saúde e bem-estar emocional, a Sustentabilidade e consciência ambiental e a Expressão cultural e criatividade, pretende-se também valorizar a utilização de materiais simples, reciclados e naturais, reforçando a adoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis.
As sessões vão decorrer quinzenalmente na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e na Escola Básica do Ave (Taíde), envolvendo uma equipa educativa empenhada em promover aprendizagens com significado.
Com o AmpliArte, o SIGO pretende disseminar a ideia de que a arte é também um caminho de inclusão, crescimento e transformação.