Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Jovens alunos da Póvoa de Lanhoso mobilizados para a Semana Jovem das Literacias
publicado a 30 de dezembro de 2025

13, 14 e 15 de janeiro serão três dias de aprendizagem, participação e cidadania

O Município da Póvoa de Lanhoso promove, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a Semana Jovem das Literacias, uma iniciativa dirigida sobretudo a alunos e alunas do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário e profissional. Este evento, organizado com os Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso e a EPAVE, aposta numa abordagem prática, participativa e atual às literacias essenciais para a cidadania no século XXI, incentivando a reflexão crítica, a participação cívica e o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida em sociedade.

A realização desta iniciativa teve origem na Assembleia Municipal Jovem, que decorreu no passado mês de abril, promovida pela Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com o Município, os Agrupamentos de Escolas e a EPAVE. As propostas apresentadas e aprovadas pelos próprios jovens estiveram na base da definição dos objetivos da Semana Jovem das Literacias, refletindo preocupações e interesses relacionados com a cidadania, o impacto das tecnologias, a saúde mental e a importância do envolvimento cívico e associativo.

Assim, ao longo desses três dias, os jovens são desafiados a pensar de forma crítica, a participar ativamente e a desenvolver competências nas áreas da literacia política, financeira, digital, mediática e emocional, reforçando a ligação entre o quotidiano, a escola e o conhecimento científico. A iniciativa procura contribuir para uma formação mais completa, promotora de inclusão, equilíbrio e bem-estar. No primeiro dia, 13 de janeiro, o tema será a Literacia Política e Cidadania Ativa e no dia 14 de janeiro, o foco estará na Literacia Financeira e Digital.

No último dia, a Literacia Mediática, a Empatia e a Motivação Escolar serão os tópicos a debater, integrando o programa, também, momentos dedicados à empatia e motivação escolar, fundamentais para relações saudáveis e para o sucesso educativo.

Os jovens, protagonistas nesta iniciativa, vão assumir o papel central em toda a programação, sendo também convidados a comunicar de forma mais eficaz e empática.

A Semana Jovem das Literacias coloca, deste modo, os jovens no centro da reflexão e da ação, dotando-os de ferramentas que os preparam para uma participação informada, responsável e ativa na sociedade.