Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Momentos inspiradores que toquem o Natal de cada um” – 1.º Almoço Solidário de Monsul para quem vai passar o Natal sozinho e sem família
publicado a 23 de dezembro de 2025

Num gesto de solidariedade e partilha, realizou-se hoje, em Monsul, Póvoa de Lanhoso, o 1.º Almoço Solidário, uma iniciativa destinada a pessoas em situação de isolamento social que irão passar o Natal sem família, promovendo momentos de convívio, proximidade e esperança nesta quadra festiva.

“Queria dar os parabéns ao Centro Social de Monsul e ao Sr. Padre Fernando Carneiro, naturalmente, e às pessoas que tiveram a ideia de promover este almoço solidário. Acho que é uma ideia muito boa porque muitas vezes nós chegamos a esta altura do Natal e a vida parece que pára, parece uma bolha em que tudo é bonito e tudo é sinal de amor e de alegria, mas depois a vida volta ao normal e parece que nos esquecemos de tudo isto.”

Acrescentou ainda o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso que “a melhor maneira que temos para interiorizar estes sentimentos é colocá-los em prática, por isso agradeço às pessoas que organizaram este almoço e às empresas que participaram, pois é preciso darmos um bocadinho de nós à comunidade”.

Esta foi a mensagem de Frederico Castro, o edil povoense, no 1.º Almoço Solidário de Monsul, que decorreu hoje na antiga Escola Básica daquela freguesia.

O almoço foi organizado pelo Município e pelo Centro Social de Monsul para 32 pessoas acompanhadas pelos Serviços da Ação Social municipais, que se encontram em situação de isolamento e irão passar o Natal sozinhas, sendo esta uma forma de lhes proporcionar um Natal diferente. Trata-se de pessoas sem retaguarda familiar, com vulnerabilidades sociais, acompanhadas pelos serviços.

Todos os alimentos utilizados para preparar o almoço e que compõem os cabazes oferecidos às pessoas foram doados por empresários, que também foram convidados para este convívio natalício. Bacalhau, azeite, legumes, bolo-rei, aletria e pão-de-ló são alguns dos alimentos que fazem parte dos donativos.

As empresas que colaboraram, no âmbito da responsabilidade social, foram: Cyber Café, Francisco Alves, Vasco Fernandes, Lda., Alupol, Foco Criativo, Supermercados Primavera, Vitor Gomes, Oxygenium Fitness, LMA Renovações e IFBB Portugal.

Presentes estiveram, além do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vereadora Fátima Moreira, o Vereador Paulo Gago, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós Pereira e o Representantes das Juntas e Uniões de Freguesia, Henrique Tinoco.

O almoço contou com a ajuda voluntária das Guias de Fontarcada, que também animaram o convívio, bem como com a atuação de Luís Leite, dos Black Worse.

A iniciativa pretendeu afirmar-se como um exemplo de cooperação entre o Município, as instituições sociais e o tecido empresarial local, reforçando o compromisso coletivo de apoio às pessoas mais vulneráveis, não apenas no Natal, mas ao longo de todo o ano.