Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Município da Póvoa de Lanhoso recebe viatura da REN – doação reforça o papel da Proteção Civil no concelho
publicado a 18 de novembro de 2025

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu uma viatura doada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, que vem reforçar os meios da equipa de Proteção Civil.

Frederico Castro, Presidente da autarquia povoense, recebeu as chaves desta carrinha das mãos de José Pedro Abrantes, responsável pela área de Apoio às Comunidades Locais.

À margem do momento o edil povoense referiu que “o Município da Póvoa de Lanhoso conseguiu pelo segundo mandato consecutivo cumprir o objetivo de, junto da REN, reforçar os meios da autarquia, em termos de veículos mais operacionais, neste caso para servir a proteção civil. Graças a esta parceria temos mais um equipamento que nos vai ajudar a suprir necessidades que vão surgindo ao longo do ano. Vamos poder acoplar a este veículo um equipamento que nos vai permitir, por exemplo, em períodos de mais frio e em alguns pontos do concelho, poder espalhar sal, para dar mais segurança aos automobilistas que circulam nesses pontos que em determinadas alturas do ano acumulam mais geadas.” Acrescentou ainda que “a REN é um parceiro muito importante para nós pois desta forma ajuda-nos a prestar um bom serviço à população. Deixo aqui um agradecimento à REN com a certeza de que ainda há muito trabalho a fazer pela frente. É um parceiro fundamental para este tipo de necessidades, mas não só, também para outras, como tem sido o apoio no Trail das Andorinhas, e em outras provas desportivas em que eles têm estado disponíveis para nos ajudar.”

A REN, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, ajuda, assim, a robustecer o poder de ação que a Proteção Civil pode assumir no terreno, fazendo jus ao compromisso desta empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais, bem como em atividades relacionadas com outras áreas de interesse para a população.

A referida viatura fica ao dispor do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Florestal nas diversas ações de Proteção Civil e Socorro e, ainda, nas ações de Gestão Florestal desenvolvidas no Concelho.

A viatura vai ter outras funcionalidades, uma vez que permitirá, por exemplo, acoplar um kit de combate a incêndios, cuja aquisição resultou de candidatura da CIM AVE. O mesmo processo também será possível com outros dispositivos móveis, designadamente, para espalhar sal, tão importante para prevenir acidentes dada a época de geadas que se aproxima.

Desde 2009 que a REN atribuiu mais de 100 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias. Estas doações têm vindo a acontecer através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Municípios, contribuindo para a defesa da floresta contra incêndios.

A Póvoa de Lanhoso orgulha-se por ser um dos Municípios beneficiados com estas doações, dando no terreno provas de que esta será mais uma ferramenta para zelar pela segurança de pessoas e bens.

A nível nacional, a REN tem quase 10 mil quilómetros (cerca de 35 mil hectares) de faixas de servidões de linhas elétricas e gasodutos, 66% das quais inseridas em espaços rurais. Nos últimos cinco anos, a REN efetuou a gestão da vegetação em mais de 38 mil hectares, tendo rearborizado mais de 3,6 mil hectares nas áreas de servidão desde 2010.