Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Oficinas de teatro do Theatro Club arrancam com forte aposta na formação e com o TEM a querer levar “Os Vultos” a outros palcos
publicado a 24 de outubro de 2025

As oficinas de teatro do Theatro Club já arrancaram com novos horários e com uma abrangência mais ajustada às necessidades que a procura revela, sem perder de vista o principal objetivo que é dar continuidade a este projeto formativo.

Estas oficinas destinam-se, também, a acolher participantes de todas as idades e níveis de experiência, promovendo a criatividade, a dinâmica de grupo, o trabalho em equipa e o crescimento pessoal. As oficinas permitem que “os atores e atrizes” descubram novas formas de expressão, tanto a nível físico como emocional e, pretende-se que adquiram uma experiência teatral completa.

Os planos de formação são específicos para as duas Turmas de Crianças, que através do jogo dramático vão poder explorar o teatro; para a Turma de Iniciação, que pretende desenvolver a presença cénica e a consciência corporal e para a Turma de Exploração, na qual se trabalha a interpretação e as emoções.
Todos estes fatores, que baseiam a formação na área do teatro, são de extrema importância para o desenvolvimento de competências de crianças e jovens. A aprendizagem de novos conceitos e a experimentação de novas situações conferem-lhes melhor preparação para situações em contexto escolar e, a longo prazo, a nível profissional.

Além destas propostas e para outro público, vai também arrancar a oficina de trabalho do TEM, Teatro Experimental Maria, que surgiu no ano passado, precisamente no Dia Mundial do Teatro, a 27 de março.

Com um registo de mais de duas dezenas de candidaturas, espera-se que o TEM se apresente com uma energia reforçada com um número ainda maior de povoenses interessados em criar teatro. As candidaturas ainda estão a decorrer (terminam a 24 de outubro). As audições estão marcadas para os dias 27 e 28 de outubro.

Os ensaios irão decorrer às segundas, terças e quartas à noite, entre as 20h30 e as 22h30, com um novo modelo de trabalho, pois o TEM passa a dividir-se entre a nova produção e a reposição de espetáculos anteriores.

Aliás, o atual elenco de OS VULTOS já se encontra a trabalhar para uma apresentação no Theatro Club, a 15 de novembro, na qual vão participar atores profissionais convidados, cujas presenças se têm revelado bastante enriquecedoras.

O TEM está também a iniciar os trabalhos para levar OS VULTOS a outros palcos da região durante o próximo ano, cumprindo um dos objetivos deste Grupo de Teatro.
Os trabalhos para a nova produção, a estrear no verão de 2026, começam em novembro já com a integração dos candidatos selecionados e está previsto que todos os participantes se familiarizem com outras funções, além da interpretação, que vão desde o texto (dramaturgia), passando pela encenação, cenografia, figurinos, luz e som.

Tal como referiu a Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, aquando da realização do XXIII Fórum Permanente de Teatro e a propósito também da realização do XX Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho, ambos no início deste ano, na Póvoa de Lanhoso, “a formação é muito importante, não só no teatro, mas como em todas as dimensões, mas além disso é também o espírito que se cria, de união, de família, de partilha, de entusiasmo”.

As inscrições devem ser feitas através do link: https://www.povoadelanhoso.pt/inscricao_ot/ e, para obter mais informações, deve ser feito o contacto através do email: oficina.teatro@mun-planhoso.pt

Turmas e horários disponíveis:
𝐓𝐮𝐫𝐦𝐚 A 𝐂𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 | Segunda-feira | 18h30 às 19h45
𝐓𝐮𝐫𝐦𝐚 B 𝐂𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 | Terça-feira | 18h30 às 19h45
𝐓𝐮𝐫𝐦𝐚 𝐈𝐧𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 | Quarta-feira | 18h30 às 19h45
𝐓𝐮𝐫𝐦𝐚 𝐄𝐱𝐩𝐥𝐨𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 | Quinta-feira | 18h30 às 20h00
TEM | Segundas, Terças e Quartas | 20h30 às 22h30