Desde o início da campanha, em maio de 2022, já foram esterilizados cerca de 825 animais de companhia, no concelho da Póvoa de Lanhoso. Estes resultados demonstram que a aposta nesta medida tem sido bem acolhida e procurada pela população.
A esterilização dos animais constitui o método de eleição no combate à sobrepopulação canina e felina. A este facto, juntam-se inúmeros benefícios para a saúde dos animais.
Partindo desta realidade, o Município da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com associações (CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Movimentos Gatos de Rua e Bigodes de Ouro), iniciou este processo de controlo da natalidade de cães e gatos que permitiu que, numa primeira fase, fossem abrangidos os animais de rua. Um segundo momento destinou-se a cães e gatos com donos/as, podendo estes beneficiar de esterilizações a preços mais reduzidos.
Esta campanha continua a decorrer e as pessoas interessadas devem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais.
Estes números, provenientes dos Serviços Veterinários Municipais da Póvoa de Lanhoso, juntam-se aos referentes à campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica, realizada, em 2025, em cooperação com a Direção Geral da Alimentação e Veterinária, que permitiu vacinar cerca de 481 animais e identificar, com microchip, 242 animais.
No ano passado, foi ainda possível restituir aos donos 20 animais que se encontravam perdidos; bem como encaminhar para adoção 20 canídeos. Foram ainda realizadas 54 transferências de titularidade.
Atualmente, existem mais de 14.000 animais de companhia da Póvoa de Lanhoso registados no SIAC - Sistema de Informação de Animais de Companhia.