Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso promove quarta edição do Mercado de Oportunidades
publicado a 7 de janeiro de 2026

Arrancou, esta quarta-feira, o Mercado de Oportunidades (MO) da Póvoa de Lanhoso. “O Município vê neste evento a possibilidade de gerar encontro, de trazer a este espaço pessoas que têm algo para mostrar, que têm algo para oferecer ou que têm algo para propor, que possa reforçar a economia local, melhorar a sua vida e melhorar a vida das empresas do nosso concelho. Esta é a nossa intenção”, destacou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, na sessão de abertura.

O autarca Povoense apresentou os resultados que justificam a continuidade do Mercado de Oportunidades, que cumpre a quarta edição: 436 currículos entregues, que geraram 145 entrevistas, em 280 oportunidades de emprego, que foram apresentadas nas últimas três edições do MO.

Este evento, que decorre até amanhã, na Praça Eng. Armando Rodrigues, conta com a participação de 17 entidades, entre empresas Povoenses e instituições locais e regionais, com ligação à empregabilidade e ao empreendedorismo.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso defendeu a necessidade de apostar mais na formação, porque “tem um efeito direto na capacitação e na presença qualitativa das empresas no mercado de trabalho e na economia local”. Para Frederico Castro, “é importante termos sucesso, promovermos esse sucesso, mas fazermos esse caminho num quadro de valores que permaneça intacto com um humanismo que esteja sempre subjacente a tudo o que fazemos, o que dizemos, às relações que desenvolvemos com as pessoas”. O Vereador do Desenvolvimento Económico, Gilberto Anjos, assim como os Vereadores Fátima Moreira e Paulo Gago também marcaram presença.

A abertura contou ainda com a intervenção da Eurodeputada Ana Catarina Mendes. “O meu apelo é que continuemos a trabalhar em conjunto em termos municipais, nacionais, europeus. Há enormes desafios. Estamos na discussão do novo quadro plurianual financeiro, o alargamento da União Europeia, a necessidade da aposta na área da Segurança e Defesa, vão exigir maior criatividade, maior capacidade de reinventarmos as nossas empresas e o nosso tecido económico, mas, com a aliança entre conhecimento, tecido empresarial, poderes públicos [como as Câmaras Municipais], é possível construirmos uma sociedade mais inclusiva, com mais oportunidades, com melhores empregos, maiores qualificações com melhores salários”, destacou, de entre outros aspetos.

Já a Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso, Andreia Afonso, sublinhou, de entre outras considerações, que, em menos de dois anos de existência, aquela entidade já reúne cerca de uma centena de associados/as, constituindo-se como um ponto de encontro dos empresários/as que já se instalaram ou pretendem fixar-se em território Povoense. “O nosso primeiro foco de desenvolvimento da associação foi a capacitação dos empresários para que possam capacitar as suas equipas”, referiu, destacando ainda a proximidade com as camadas mais jovens da população, com iniciativas que procuram aproximar as escolas e os jovens das empresas; e o trabalho articulado com o Município, com vista ao reforço do tecido económico local.

O Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, sublinhou, de entre outros aspetos, “o excelente trabalho realizado pelo Município da Póvoa de Lanhoso e pelo seu Presidente, que têm demonstrado liderança exemplar no desenvolvimento do concelho e no apoio aos empresários da região. A colaboração próxima com a Associação Empresarial de Braga, nesta e em muitas outras iniciativas, tem sido fundamental para criar oportunidades de crescimento económico e qualificação empresarial, reforçando o papel do concelho como território dinâmico e atrativo”.

O Mercado de Oportunidades é uma iniciativa consolidada, assumindo-se como um espaço de encontro entre cidadãos/ãs, empresas, instituições; agentes do emprego, da formação e do empreendedorismo, com o objetivo de promover a empregabilidade, a valorização do capital humano e o desenvolvimento económico local, numa lógica de proximidade, inclusão e inovação social.

Proporciona uma plataforma de interação para promover negócios e empresas locais, impulsionar o empreendedorismo, apoiar a empregabilidade e estimular parcerias, partilha e networking. Tal como nas edições anteriores, as entidades presentes estarão a fazer recrutamento.

Para além de uma visita às entidades representadas neste MO, o dia inaugural ficou completo com a realização da Talk de Abertura “Inovar em territórios de baixa densidade: onde nascem as oportunidades?” e a Mesa Redonda “Fazer acontecer – Emprego: tendências, necessidades e oportunidades”. A conversa aberta “Políticas públicas, inovação e Economia: o papel dos territórios de baixa densidade numa economia global”, o momento Território que Empreende “Ideias, pessoas e Histórias”, o workshop “Como transformar ideias em projetos com impacto local” e a ação “Ideação Social” dão o mote para o segundo dia.