Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso promoveu reflexão sobre envelhecimento ativo e saudável
publicado a 17 de novembro de 2025

Conjugar duas realidades – a humanização dos tratos à pessoa idosa e as oportunidades da Inteligência Artificial – são, para a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, desafios e oportunidades, que se colocam às políticas de envelhecimento ativo e saudável. Fátima Moreira falava na abertura do Seminário “Idade é só um número? Envelhecimento ativo e saudável: Desafios e Oportunidades”, que decorreu ao longo de sexta-feira, 14 de novembro, na Póvoa de Lanhoso.

Este momento reuniu seniores e Provedor do Idoso, decisores/as políticos, representantes de entidades concelhias, dirigentes de instituições locais, pessoal técnico e estudantes, bem como de diversos/as oradores/as e especialistas, num dia inteiro dedicado à reflexão, aprendizagem e partilha no campo dos saberes e das experiências em matéria de envelhecimento.

“Falar de envelhecimento ativo e saudável é uma oportunidade muito grande para refletir sobre desafios constantes e cada vez maiores”, considerou ainda a representante da Autarquia, sublinhando que o envelhecimento da população e a falta de recursos disponíveis para acompanhar as pessoas mais velhas são também desafios. “Temos de refletir e acompanhar o tempo. Hoje, as coisas evoluem de forma muito mais rápida e acelerada. Isto exige de nós atenção, acompanhamento, conhecimento, formação e estarmos atentos a estes desafios emergentes. Enquanto sociedade e comunidade, temos de ter soluções”, considerou Fátima Moreira. “Temos de ter respostas para as pessoas que têm de ser institucionalizadas, para as pessoas mais velhas que são ativas e que querem continuar a participar nas suas comunidades e respostas para aquelas que estão isoladas e sem retaguarda”, salientou.

Na sua intervenção de abertura, esta decisora política mostrou-se satisfeita com o trabalho que vem a ser feito no território por toda a rede social, nomeadamente ao nível das estruturas residências de apoio à pessoa idosa (inauguração das ERPI’s da Em Diálogo e do Centro Social de Garfe, bem como projeto da Santa Casa da Misericórdia para aumentar a sua estrutura residencial de pessoas seniores) e também do desenvolvimento de novos projetos, como o “Teleassistência”, implementado no âmbito do projeto “Bem-me-Quer”. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, também marcou presença.

O dia reuniu especialistas de diversas áreas. O painel “Será que estou a cuidar bem da minha saúde mental” reuniu, como moderadora, Fátima Moreira, responsável do executivo por todas as áreas de âmbito social do Município; o Prof. Doutor Paulo Santos, Investigador do CINTESIS e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; o Prof. Doutor Tiago Coelho – Terapeuta Ocupacional, Investigador do CINTESIS e membro do CIR e professor na Escola Superior de Saúde do Porto; e as responsáveis do Projeto Emocionalidade, Margarida Pires e Eliana Correia. O painel “Quero continuar a ser independente…mas como?” foi moderado por António Lourenço, Presidente da Associação Em Diálogo, com as intervenções das responsáveis do Projeto 24H CONSIGO, Vera Cardoso e Luísa Rodrigues, do Município de Cinfães e de Mónica Vidal, fundadora do “Ser 65+- método de Montessori”.

“O que posso fazer hoje para continuar saudável amanhã?” foi o tema do primeiro painel da tarde, moderado por Isaque Dias, Diretor Técnico pelos Centros Sociais de Taíde, Serzedelo e Calvos, com as participações da Prof.ª Doutora Rita Pinheiro, responsável pelo Projeto NutriAge, e do Prof. Doutor Hugo Paredes, sobre o Projeto VR2Care.

A tertúlia “Como envelhecemos na Póvoa de Lanhoso?” foi moderada por a Maria José Lourenço, Chefe de Divisão de Educação e Saúde do Município, tendo estado representados os Centros de Convívio, a Universidade Sénior, a Assembleia Sénior, o Grupo de Cantares do Cancioneiro Minhoto e o Provedor do Idoso, Arlindo Coimbra.

Este Seminário foi promovido através da Equipa multidisciplinar Aproximar do projeto “Bem-me-Quer”, financiado através de candidatura apresentada pelo Município ao Aviso NORTE2030-2024-6-Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis. Pessoas seniores participaram ativamente na dinamização desta jornada, por exemplo, na condução do evento, sendo de salientar a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary da Póvoa de Lanhoso na abertura dos trabalhos.