O projeto de teleassistência “Telepresença” foi apresentado na tarde de sexta-feira, dia 31 de outubro, no âmbito da Assembleia Sénior, realizada nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Esta é uma resposta proporcionada através do projeto Bem me Quer, envolvendo a respetiva equipa multidisciplinar Aproximar. Neste momento, será possível avançar com cerca de 60 idosos/as. Para além da segurança individual, o objetivo é retardar ao máximo a institucionalização das pessoas com mais idade.
Este projeto de “Telepresença” dirige-se a seniores que vivam em situação de isolamento ou com pouca retaguarda de apoio, nos seus domicílios, sinalizados/as por diferentes vias, nomeadamente através das equipas municipais, da GNR, das Juntas de Freguesia e de outras formas.
Cada sénior irá dispor de um dispositivo simples, que deverá trazer em permanência consigo e que deverá acionar em caso de necessidade. De entre as vantagens deste sistema, conta-se a possibilidade de deteção de quedas e de localização de pessoas, acionando a emissão de um alerta e desencadeando um conjunto de mecanismos de resposta, que passa, em primeiro lugar, pelo atendimento de voz por uma equipa de enfermagem. Depois, outras respostas poderão ser chamadas a intervir em cada situação específica e a fazer o respetivo seguimento. Através do projeto “Telepresença”, em casos de solidão, os/às seniores poderão ainda falar com a “Voz Amiga”.
“É um gosto podermos continuar a fazer o trabalho que temos feito, em conjunto, com os representantes dos Centros de Convívio e das Freguesias e agora com este reforço”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, na abertura dos trabalhos, destacando que o objetivo é o mesmo de sempre: servir o melhor possível as pessoas. “Os relatórios que resultam das Assembleias Seniores são, para nós, documentos muito importantes. Temos sempre tentado apresentar soluções para cada problema que nos tem sido apresentado e agradeço sempre que nos trazem soluções e propostas para melhoria do serviço que é prestado, porque isso também nos ajuda a podemos fazer sempre o melhor possível pelos nossos seniores”, assegurou Frederico Castro.
Para além da apresentação do projeto Bem me Quer e da equipa Aproximar bem como da nova resposta “Telepresença”, esta quarta Assembleia Sénior prosseguiu com os trabalhos conduzidos pelo Provedor do Idoso, Arlindo Coimbra. Destaque para a presença da Vereadora da Câmara Municipal, Fátima Moreira, e para um representante do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso. Apesar da tarde chuvosa, o Salão Nobre esteve quase cheio, para que as preocupações e anseios desta população fossem debatidos neste fórum.
A equipa Aproximar foi criada no âmbito do Projeto Bem-Me-Quer resultante da candidatura apresentada pelo Município ao Aviso NORTE2030-2024-6-Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis.