“A Parábola dos Sete Vimes” é o nome da peça de teatro que uma turma de sétimo ano da Escola Básica Gonçalo Sampaio apresentou perante uma plateia de alunos e alunas da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso.
Esta iniciativa decorreu no dia 23 de junho, integrando-se na ação “Residências Artísticas”, promovida no âmbito do projeto PovoArte educa, uma aposta do Município inserida no Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), ao abrigo da candidatura ao aviso NORTE2030-2024-5 – Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (ITI). O objetivo deste projeto passa pela valorização das artes como ferramenta de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono escolar.
A apresentação teatral resultou de um trabalho colaborativo que envolveu as crianças da turma do 7º F, a artista residente Beatriz Lobo, a professora de Educação Moral e Religiosa da turma, Susana Veloso, também responsável por lecionar a disciplina de Cidadania na Universidade Sénior, e a diretora de turma, Dulce Ferreira.
A peça encenada teve como base o texto curricular “A Parábola dos Sete Vimes”, lecionado no 7.º ano, já anteriormente apresentado na Escola para Docentes, Direção e Encarregados/as de Educação. Desta vez, a experiência foi enriquecida pelo contacto intergeracional, proporcionando um momento de partilha entre gerações, num ambiente descontraído e culturalmente enriquecedor.
Com uma mensagem forte sobre a importância da união e da entreajuda, os jovens atores e as jovens atrizes conquistaram os aplausos e o carinho da plateia sénior, composta por cerca de 25 pessoas, num momento que ficará certamente na memória de todos/as os/as que participaram.