Foi assim que Frederico Castro se referiu ao novo modelo de Ocupação de Tempos Livres que a Câmara Municipal vai lançar, já a partir destas férias.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Vereador da Juventude, Ricardo Alves, apresentaram na manhã de ontem o novo modelo que o Município povoense vai aplicar na gestão do Programa de Ocupação de Tempos Livres para crianças e jovens.
O edil povoense referiu a “necessidade de abranger todo o concelho, descentralizando a oferta e a possibilidade de acesso a estes serviços por todas as famílias”. Continuou enfatizando “quero que este programa corra bem, estamos a criar condições para que todos/as possam aceder ao Programa dos Tempos Livres, e em conjunto com as IPSS’s e estes parceiros, vamos prestar um serviço melhor, com mais opções, ao mesmo tempo que contribuímos para ajudar instituições e empresas”. Referiu ainda que técnicos/as municipais irão fazer um acompanhamento das atividades com o intuito de assegurar a qualidade e a resolução de qualquer constrangimento, demonstrando o empenho da Câmara Municipal no sucesso deste novo modelo.
O novo formato, que entra em vigor já nas próximas férias, foi apresentado minuciosamente pelo líder do executivo povoense na presença de representantes das oito entidades parceiras, de âmbito público e privado.
Essas entidades, que assinaram os protocolos de colaboração foram a Santa Casa da Misericórdia, a “Em Diálogo”, o Centro Social e Paroquial de Taíde, o Centro Social e Teresiano de Verim e a Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e, do setor privado, os parceiros que aceitaram ou reuniram condições para participar são: “o Cubo Mágico”, O Centro de Estudos Gervásia” e “A Arte de Saber”.
O Programa que vai ser posto em prática resulta da necessidade de alargar as respostas às famílias e o reforço dos programas de férias para crianças e jovens nas interrupções letivas, e, para colmatar este défice, o Município da Póvoa de Lanhoso pretende através da criação de uma rede de parceiros local aumentar a oferta de respostas capazes e diversificadas de programas de ocupação de tempos livres, geograficamente transversais no concelho, reforçando, assim, um contexto de respostas partilhadas.
Consequentemente, o Município pretende associar a criação de um fundo municipal, que vise apoiar as famílias das crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos, que sejam beneficiários de escalão A, e/ou integrem a escola inclusiva com medidas adicionais e/ou sejam acompanhados no âmbito dos serviços sociais do município.
Este apoio traduzir-se-á na atribuição de um voucher semanal a utilizar livremente na rede de parceiros e que contribuirá para financiar a frequência nos programas de férias, aliviando a despesa dos agregados familiares com esta necessidade incontornável.
Nesse sentido, cada criança/jovem poderá beneficiar de um máximo de 4 vouchers a serem utilizados entre os meses de julho e agosto, devendo os/as interessados/as formalizar o pedido de atribuição no balcão único municipal de 17 a 27 de junho.
Consulte aqui as Normas de Funcionamento do Programa de Ocupação dos Tempos Livres https://bit.ly/4bVoQtv
Qualquer esclarecimento adicional contactar juventude@mun-planhoso.pt