O Município da Póvoa de Lanhoso esteve presente na I Bienal de Valongo, que decorreu no âmbito da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, onde deu a conhecer a Rede de Centros de Convívio concelhia.
Na reunião do grupo técnico desta Rede, a Câmara Municipal povoense partilhou o projeto dos Centros de Convívio locais, a sua estrutura, dinamização e resultados.
O Fórum Cultural de Ermesinde acolheu este evento que decorreu nos passados dias 4 e 5 de abril, concomitantemente à I Bienal de Saúde de Valongo, subordinada ao lema " Saúde para uma Economia de Bem Estar".
A autarquia de Valongo promoveu a realização desta Bienal, aceitando o desafio da organização Mundial de Saúde para refletir acerca da Saúde e a Economia de Bem-Estar. Com esse objetivo convidou intervenientes que acrescentassem olhares atuais e interdisciplinares e que partilhassem as suas experiências, no âmbito destas temáticas, como foi o caso da Póvoa de Lanhoso.
A rede concelhia de Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso é atualmente composta por treze Centros que estão em pleno funcionamento. Contribuindo para reduzir a solidão e o isolamento dos seus/suas utentes, propiciam a participação ativa e o bem-estar geral de mais de 325 participantes.
Desde a mais recente atividade dos Arcos de Páscoa, passando pelo Desfile de Carnaval e pelas atividades que semanalmente são promovidas pelos técnicos/as do Município em cada Centro, são inúmeras as opções de atividades propostas e realizadas. Prevê-se, para breve, a abertura de mais um centro de convívio no Concelho.