Encerra amanhã, dia 19 de julho, a 3ª Residência Artística de EcoArte, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, este ano, no Parque do Pontido, um espaço verde, recentemente ampliado, situado no coração da Vila sede de concelho.
Da edição deste ano, há a destacar a participação de 13 artistas de todos os pontos do país (Continente e Ilhas) e do Brasil, assim como de crianças e jovens participantes no programa municipal de ocupação de pausas letivas, designado Férias Ativas.
Esta Residência Artística arrancou no dia 15 de julho e, durante a semana, os trabalhos foram ganhando forma a bom rimo, sendo que, a partir de amanhã, as instalações artísticas ficam concluídas e ao dispor da comunidade.
Tal como nas edições anteriores, os trabalhos estão a ser desenvolvidos ao ar livre, permitindo que a população acompanhe a evolução de cada criação.
Os trabalhos irão permanecer nos locais onde foram criados até se degradarem de forma natural, de modo que as pessoas estão convidadas a desfrutar das mesmas.
Ana Brandão, Artur Martins, Gustavo Romeiro, Joana Fernandes, Manuela Caneco, Maria Goes, Matilde Goes, Milita Marinho, Pedro Migueis, Raquel Castro, Rosa Simões e Simão Gomes são os artistas inscritos.
De entre outros apoios, o Município assegura às pessoas participantes os materiais orgânicos necessários para a elaboração da obra de Ecoarte assim como oferece a alimentação aos participantes durante a residência artística.
De lembrar que, nas duas edições anteriores, este evento decorreu no parque do Carvalho de Calvos, onde existe um carvalho, classificado como Árvore de Interesse Público em 1997, que com mais de 500 anos é provavelmente o mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais antigo da Europa.