Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Póvoa de Lanhoso com novas instalações
publicado a 19 de fevereiro de 2026

– edifício da Segurança Social recebe o SAAS

Decorreu, na tarde de hoje, a cerimónia de inauguração do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Póvoa de Lanhoso. Este serviço passa, a partir de agora, a funcionar no edifício da Segurança Social da Póvoa de Lanhoso, na Rua António Francês.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, da Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Fátima Moreira, bem como dos Vereadores Paulo Gago e Gilberto Anjos.

Em representação da Segurança Social de Braga esteve o Diretor Distrital, João Ferreira, que deu as boas-vindas a todos a “esta casa que é a Segurança Social”, afirmando: “É um gosto termos conseguido concretizar esta mudança, que faz todo o sentido, pois estamos a partilhar um espaço, que é da Segurança Social, que não estava a ser ocupado. Como é do conhecimento de todos, houve um processo de descentralização das competências da Segurança Social no âmbito da Ação Social, que correu muito bem. Quero reforçar que este processo foi um exemplo para o distrito e que o facto de estarmos a receber aqui as equipas SAAS é um ganho para todos.” Reforçou ainda a importância de se ter as equipas a trabalhar em parceria para dar resposta àquilo de que os utentes necessitam.

Após o descerramento da placa evocativa, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso dirigiu-se aos/às presentes, começando por referir que “apesar de ter sido um percurso longo, finalmente conseguimos, juntos, criar as condições para que este momento tivesse lugar. A partir de agora, na Póvoa de Lanhoso, os serviços públicos de prestação de serviços sociais estão centralizados”, o que contribui para o objetivo mais importante: “prestar um bom serviço à população”.

Na sua alocução, referiu a presença das entidades parceiras da Rede Social da Póvoa de Lanhoso, aproveitando para reforçar a importância “do seu papel e da sua missão, que nos ajudam a criar uma rede que dá cobertura não só territorial, mas também às necessidades efetivas das pessoas”.

Foi ainda momento para Frederico Castro frisar que o processo de “delegação de competências da Segurança Social, que decorreu em abril de 2022 e que o Município assumiu de bom grado, não só porque estava preparado, mas também porque percebeu a importância de o SAAS ser assegurado pela Câmara Municipal”.

A terminar, sublinhou que “espera que este sinal seja interpretado como uma evolução na qualidade de vida no concelho” e fez ainda uma breve alusão à “disponibilização do terreno pela Câmara Municipal, há cerca de duas décadas, à Segurança Social. Hoje, é a Segurança Social que estabelece um protocolo para ceder à Câmara Municipal parte das suas instalações,  o que é um exemplo de boa cooperação interinstitucional, um caminho que deve continuar a ser percorrido”.

O SAAS, um serviço já existente e que até então funcionava na Casa da Botica, está, a partir de agora, disponível no edifício da Segurança Social, com melhores e mais adequadas condições de trabalho para os/as técnicos/as e de conforto para os utentes, proporcionando-lhes maior privacidade e acessibilidade.

O Executivo e a restante comitiva seguiram para a inauguração do novo espaço da Eco Loja Comunitária, nos Moinhos Novos, nas proximidades do Campo de Futebol Sport Clube Maria Fonte.

Esta relocalização decorreu da limitação de espaço das anteriores instalações, situadas junto à Piscina Coberta Municipal, que já se revelavam exíguas para a adequada organização dos bens e para o atendimento à comunidade. O novo espaço permitirá melhores condições de funcionamento, maior organização e um serviço mais eficiente e digno para todos/as os/as utilizadores/as.