Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Serviços educativos da Cultura envolvem mais de 1180 crianças em atividades ao longo do ano, sem esquecer os 50 anos do 25 de Abril
publicado a 15 de fevereiro de 2024

Os serviços educativos da Cultura promovem, ao longo de todo o ano letivo, várias atividades destinadas aos/às alunos/as do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrangendo os dois Agrupamentos de escolas concelhios. Num ano em que se comemoram os 50 anos da Liberdade e da Democracia, o momento propicia-se para a ensinar aos/às mais novas um pouco mais acerca do valor que esta data representa para a história do nosso país.

São mais de 740 crianças do 1.º Ciclo e aproximadamente 450 do Pré-escolar que, de acordo com um agendamento combinado com a Direção dos Agrupamentos, são alvo privilegiado destes serviços. Numa dinâmica que se traduz em conhecimento e novas experiências, os serviços educativos, ou se deslocam aos estabelecimentos de ensino com uma leitura encenada – para os/as alunos/as do pré-escolar e 1.º e 2.º anos, ou foram os/as alunos/as que se deslocaram, como é o caso das turmas de 3.º e 4.º anos, à Casa do Livro e ao CIMF; e ao Castelo de Lanhoso, respetivamente.

Nessa perspetiva, durante o mês de Janeiro, os/as alunos/as do 3.º ano assistiram ao teatro de fantoches “Maria da Fonte”, que lhes foi oferecido na Casa do Livro – Biblioteca Municipal e rentabilizaram ainda a deslocação com a visita ao Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF). Neste espaço foi-lhes dada a oportunidade de conhecer mais de perto a história da Revolta da Maria da Fonte, um dos elementos mais identitários da Póvoa de Lanhoso.

Outro dos ex-libris do concelho, o Castelo de Lanhoso, foi visitado pelas turmas de 4.º ano. A “Casa de D. Teresa” foi a atividade que decorreu no Castelo de Lanhoso, durante a qual as crianças puderam assistir a um vídeo sobre a sua história e que vai de encontro ao conteúdo pedagógico da disciplina de História e Estudo do Meio. Desta atividade, que decorreu durante o mês de Novembro, fez ainda parte a visita guiada por todo aquele espaço e uma atividade lúdica.

Comemorando-se este ano os 50 anos do 25 de Abril, estes alunos/as virão ao Theatro Club, assistir encenação da história “Robertices" de Luísa Dacosta, e "O 25 de abril contado às crianças..." de José Jorge Letria, pretendendo-se reforçar os conhecimentos dos/das mais novos/as acerca deste marco tão importante da nossa democracia.
Ainda no âmbito destas Comemorações será realizada a “Marcha da Leitura”, no dia 18 de abril, durante a manhã, saindo os/as alunos/as à rua para desafiar a população a recordar e falar de como eram as coisas antes e depois do 25 de Abril, e como passaram a ser após essa madrugada.

As leituras encenadas têm como protagonistas as técnicas dos serviços educativos que se deslocam a cada um dos estabelecimentos de ensino para apresentar histórias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, como é o caso de: "Aquela nuvem e outras" de Eugénio de Andrade, para o 1.º ano, de “Meninos de todas as cores" de Luísa Ducla Soares, para o 2.º ano. "A árvore da escola", de António Sandoval, será a história replicada aos/às mais pequeninos/as, mas mais lá para o final do ano.

Os serviços educativos são um recurso educativo que trabalha em estreita articulação com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos e a Rede de Bibliotecas Escolares. As histórias escolhidas respeitam e potenciam os programas curriculares e as matérias definidas nas metas curriculares de cada ano letivo, transformando-se em encenações lúdicas que contribuem para consolidação de conhecimentos.

Para os/as alunos/as do 6º ano está também programado um espetáculo de teatro “Os Piratas”, obra trabalhada neste ano escolar, e uma visita ao Theatro Club.