Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Programa Regressar” apresentado na Póvoa de Lanhoso
publicado a 20 de setembro de 2019

O Centro Interpretativo Maria da Fonte recebeu, na passada quarta-feira, dia 18 de setembro, uma sessão de esclarecimento sobre o "Programa Regressar" dinamizada pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

A sessão, aberta à comunidade, foi dinamizada por pessoal técnico do IEFP (promotor do programa), com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso. Estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca, o Diretor  Adjunto do Centro de Emprego do Médio Ave, Paulo Teixeira, representantes das IPSS’s e Presidentes de Junta do concelho.

O objetivo do "Programa Regressar" é apoiar os emigrantes, bem como os seus descendentes e outros familiares, de modo a que tenham melhores condições para voltar a Portugal e para aproveitar as oportunidades que hoje existem no nosso país.

Este programa envolve todas as áreas governativas e inclui medidas concretas como um regime fiscal mais favorável para quem regressa, um apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal e uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial e a criação de novos negócios em território nacional.

As candidaturas à nova medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal podem ser realizadas no site do Instituto de Emprego e Formação Profissional, em www.iefp.pt/regresso-a-portugal.

O Governo lançou ainda um portal, www.programaregressar.gov.pt, onde disponibiliza toda a informação sobre o Programa Regressar, bem como linhas telefónicas de apoio: 300 088 000 ou 965 723 280.

Neste portal, pode pesquisar pelas ofertas de emprego em Portugal e candidatar-se mesmo antes de regressar, aceder ao “Roteiro do Regresso” que especifica os procedimentos que devem ser tratados pelos nacionais portugueses residentes no estrangeiro antes de iniciarem um processo de transferência de residência definitiva para Portugal.