Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

SIGO da Póvoa de Lanhoso realiza 1.º teambuilding com entidades parceiras
publicado a 23 de setembro de 2025

Decorreu na passada sexta-feira a reunião anual das entidades parceiras do SIGO – Serviço Municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades que decorreu na Diver Lanhoso, pois o intuito era a realização de um team building envolvendo todos/as as entidades parceiras. De registar a presença de representantes do Departamento de Investigação e Ação Penal, da GNR, da Segurança Social, do Centro de Saúde, dos Bombeiros Voluntários, da Santa Casa da Misericórdia, da Assis, do Centro Social e Paroquial de Garfe e da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião.

O encontro começou com alguns jogos de quebra gelo e continuou no exterior do parque com a realização de desafios em que participaram todos/as, divididos em duas equipas. A manhã terminou com um almoço de sã e animada confraternização, tendo sido uma excelente oportunidade para estimular a amizade, o espírito de equipa e a conexão entre todos/as os/as que participaram. Durante o decorrer desta ação houve também momentos de partilha de histórias e práticas, bem como para fazer uma retrospetiva do ano de trabalho.

No âmbito da vocação interventiva deste serviço, destaca-se a realização de 1007 atendimentos (presenciais e não presenciais) bem como o número de pessoas acompanhadas, que foi de 94, no período em análise. Referência ainda para as 5 integrações em Casa Abrigo e para os 6 acolhimentos de emergência em entidades parceiras locais. Através da Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, foram acompanhadas ainda 11 crianças, sinalizadas e encaminhadas pelo SIGO.

Este Serviço tem também um papel fundamental na vertente preventiva com uma atividade regular na qual se inclui o projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos” com as crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, a realização da Semana Municipal da Igualdade, que já vai na sua 9.ª edição e o projeto Cidadania – US. Ações de sensibilização junto de várias turmas dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho, um teambuilding da Rede Regional do Norte de Apoio à Proteção de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e o Passeio das Acessibilidades foram também ações que se destacaram no decorrer do ano passado.

Importa realçar a importância do papel do SIGO, que conta com uma rede de 15 entidades parceiras
na prevenção e no apoio às vítimas, para todos/as os/as que se encontram ou venham a encontrar em situações de violência doméstica. Apesar de o número de ocorrências não ter aumentado, serão sempre altos e serão sempre sinal de preocupação e alerta enquanto ainda houver nem que seja só uma vítima a registar.