A tenda instalada na Praça Eng.º Armando Rodrigues recebeu ontem a iniciativa “Cores e Sabores do Mundo”, que atraiu àquele espaço inúmeras pessoas, entre participantes e curiosos, que se envolveram nas dinâmicas criadas.
Foram apresentadas oito iguarias típicas de oito países diferentes, designadamente, do Brasil, Ucrânia, Cuba, Síria, Marrocos, Moçambique, Colômbia e Portugal. Cada país esteve representado por uma sobremesa, doce ou salgado tradicional, que proporcionou aos/às visitantes um contacto direto com novas culturas, aromas e sabores, bem como a possibilidade de conhecer a origem de cada receita.
Quanto à Eco Loja Comunitária, as pessoas interessadas puderam levar os bens de que precisavam, sem qualquer constrangimento, destacando-se brinquedos e agasalhos, tendo sido contabilizados mais de uma centena de artigos “doados”.
O atelier da Eco Loja foi também muito procurado durante o decorrer de toda a tarde. Foram criados, através deste atelier de costura criativa, perto de 50 adereços de Natal, com tecidos e materiais reciclados. O objetivo desta atividade era sensibilizar para o desperdício têxtil, transformando, neste caso, tecidos e pequenos materiais em adereços natalícios.
A iniciativa pretendeu ainda divulgar a Eco Loja Comunitária, um projeto de apoio a famílias do concelho, baseado no conceito “troca por troca”. Este espaço tem ganho expressão crescente, acolhendo quem pretende entregar bens que já não utiliza e encontrar novas soluções, como roupa, calçado, agasalhos, brinquedos ou material escolar.
É incontestável que a população migrante tem aumentado significativamente nos últimos tempos e, de acordo com os registos do CLAIM, o número de pessoas atendidas também tem crescido de forma significativa.
Este evento quis mostrar o carácter hospitaleiro e inclusivo da Póvoa de Lanhoso e a forma como o concelho tem acolhido cidadãos e cidadãs de várias nacionalidades que aqui decidiram recomeçar as suas vidas. Para além de promover a solidariedade e a partilha, a iniciativa criou momentos de convívio facilitadores da integração dos/das novos/as residentes no concelho.
A comunidade convidada a participar em mais esta iniciativa, prevista no âmbito do CLDS-5G Lanhoso, fez-se presente e visível, numa tarde vibrante, cheia de cor e espírito natalício.
Os momentos de animação musical não podiam faltar, e a Banda Musical Black Horse e o artista Tody Moreira encarregaram-se da festa.
Esta iniciativa é mais uma das propostas implementadas pelo Município da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do projeto CLDS-5G Lanhoso.