Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Travassos já inaugurou Centro de Convívio
publicado a 5 de Junho de 2018

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e o Presidente da Junta de Freguesia de Travassos, Manuel Sousa, inauguraram o Centro de Convívio de Travassos, que passa a ocupar as instalações da antiga EB1.   

“É com muito gosto que estou no meio destes jovens experientes de Travassos. Fico muito feliz por vos ver e por poder partilhar este momento com vocês”, começou por referir o Presidente da Câmara Municipal, salientando que o projeto resulta de um trabalho de parceria com a Junta de Freguesia. “Em boa hora o senhor Presidente da Junta aceitou o nosso desafio de aproveitar estas excelentes instalações para criar mais uma área e resposta social. Está também de parabéns por ter os idosos como prioridade para a sua freguesia”, salientou Avelino Silva, que esteve acompanhado da Vereadora Gabriela Fonseca e do Vereador André Rodrigues.

Com este, já são 10 os Centros de Convívio criados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Este é dos projetos sociais que eu mais admiro. Acarinhar os Povoenses mais velhos é um dever da sociedade e, por isso, a Câmara Municipal tem dado prioridade a esta área”, referiu o Presidente da Câmara, assegurando que os/as utentes ganharão qualidade de vida. “Aqui, com o apoio dos Técnicos da Autarquia, vão poder passar da melhor forma parte do vosso tempo, com atividades de que certamente vão gostar”.

De momento, são já cerca de 20 as pessoas inscritas, um número que tende a aumentar. “O apoio social em várias áreas tem sido uma prioridade desta Autarquia. Felizmente, hoje temos menos desempregados, os dados que tenho indicam que estamos no bom caminho. Com as novas empresas e com a têxtil a contratar cada vez mais, temos menos problemas sociais que estavam associados ao desemprego, podendo canalizar recursos para outras áreas. Felizmente, o nosso concelho atravessa uma fase muito positiva com o investimento municipal e com a economia a subir”, salientou ainda o autarca Povoense.

O Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Sousa, também interveio. “É importante darmos vida à nossa comunidade. E é nestes espaços que isto também acontece, porque nos ligamos mais uns aos outros, aprendendo e ensinando. Uns com os outros, esse é o principal desígnio do Centro de Convívio de Travassos”, referiu o autarca local, que agradeceu ainda “todo o emprenho e comprometimento da Câmara Municipal por todo o apoio dado na instalação deste projeto”.

Manuel Sousa apresentou este Centro de Convívio como sendo um espaço de todos. “Um espaço para nos reunirmos em convívio, um espaço de partilha de experiências e de emoções. Um espaço para conviver e reviver momentos comuns do nosso quotidiano. Num ambiente sereno e familiar, toda a qualquer pessoa que venha a frequentar este Centro poderá dar azo às suas potencialidades em atividades manuais ou físicas ou de outras expressões. A liberdade de cada um será sempre respeitada seguindo os princípios e valores que nos regem”, referiu ainda.

A inauguração, que começou com o descerrar de uma placa, decorreu na tarde de sábado, 2 de junho, na presença de diversos populares. O Padre Paulo Jorge Gomes também marcou presença, benzendo o espaço. 

O projeto dos Centros de Convívio visa combater a solidão e o isolamento dos utentes, promovendo um envelhecimento ativo e melhorando a qualidade de vida das populações.