No próximo dia 30 de setembro, fica a conhecer-se quem leva para casa o "Prémio Literário António Celestino 2020”, com um valor pecuniário de 1000 euros.
Promovido todos os anos pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, este concurso recebeu 226 trabalhos, mas apenas 103 foram aceites por cumprir as normas de participação.
Devido às restrições derivadas da pandemia de Covid-19, o "Prémio Literário António Celestino" decorreu, este ano, em moldes um pouco diferentes dos anos anteriores e o mesmo vai acontecer com a cerimónia de entrega deste prémio, em que apenas participam Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, membros do júri e vencedor desta edição.
Outra das novidades desta edição prende-se com a abertura à participação de todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos e não apenas os naturais da Póvoa de Lanhoso, levando assim mais longe o nome do patrono deste prémio, António Celestino.
Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita na comunidade concelhia, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear António Celestino, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida. Condecorado em Portugal e no Brasil pelo seu talento e dedicação às artes, António Celestino faleceu, no concelho Povoense, aos 95 anos de idade.