Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Autarquia e Centro Social do Vale do Homem assinam protocolo para reforço de projetos na área da Saúde Mental
publicado a 25 de setembro de 2023

A Vice-Presidente e Vereadora dos Pelouros da Saúde Pública e Solidariedade Social, Fátima Moreira, assinou um protocolo bilateral com o Centro Social do Vale do Homem (CSVH), no sentido de implementar ações na área do apoio social, da saúde e inovação na Póvoa de Lanhoso.

Esta IPSS, pertencente ao concelho vizinho de Vila Verde, tem já uma larga experiência, além das áreas social e da saúde, também na educação, formação, cultura e sustentabilidade. A parceria, agora formalizada, vem no seguimento do trabalho já iniciado no concelho com a Equipa de Apoio Domiciliário para a Saúde Mental e com o projeto “Ponto de Fuga” que através das artes desenvolve competências junto de pessoas com doença.

A assinatura deste compromisso teve lugar na passada quinta-feira, dia 21 de setembro, na Casa da Alegria, em Vila Verde, no evento promovido pelo CSVH para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

A edil povoense, na sua intervenção, classificou de extrema importância a assinatura deste protocolo. “De facto, nos dias de hoje, as demências e a saúde mental são uma preocupação de todos nós e são uma preocupação das autarquias, de forma especial. Quero dizer-vos que esta área é trabalhada no âmbito do nosso Plano de Desenvolvimento Social, como eixo de intervenção prioritária. E não é uma área de preocupação ligada apenas aos maiores de idade, é também uma preocupação que começa já nas escolas. Há pouco ouvimos dizer aqui o quão é importante trabalharmos na prevenção das demências e esse é o nosso trabalho. Reforçar com as nossas equipas e com os nossos parceiros no território as ações que têm de ser desenvolvidas na prevenção, nomeadamente com as escolas, as IPSS’s, os Centros de Convívio, onde, por exemplo, trabalhamos com os/as seniores no âmbito do envelhecimento saudável. “

Vincou, ainda, que “sabe que há aqui um caminho grande para percorrer que deve estar alicerçado naquelas que são as práticas da rede social, do trabalho colaborativo. Desejo que esta instituição inspire o trabalho a desenvolver nesta área no concelho da Póvoa de Lanhoso, pois só temos a ganhar com as aprendizagens que fizermos, uns com os outros”.