Já está definido o local onde a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai criar e instalar o Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia do Município.
Trata-se de um terreno com 7.540 metros quadrados, localizado junto ao atual canil municipal e doado por particulares ao Município. O despacho de aceitação desta doação, exarado pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, no dia 1 de agosto, foi ratificado em sede de reunião de Câmara, no dia 4 de setembro.
É nesse terreno, localizado na vila sede de concelho, em Mirão, que irá nascer o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. O projeto está a ser elaborado, já existindo uma candidatura aprovada a um programa do Governo destinado a apoiar a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia, no âmbito de uma medida, que visa criar, no País, uma rede de centros e a modernização dos serviços municipais de veterinária.
Esta doação reveste extrema importância para o concelho da Póvoa de Lanhoso, dado que vai permitir a criação de um espaço de bem-estar animal, com várias áreas de atuação e uma diversidade de serviços que serão prestados: recolha de animais errantes; tratamento dos animais recolhidos; campanhas de promoção e gestão de adoções; campanhas de controlo da população canina e felina; campanhas de vacinação antirrábica e identificação eletrónica; e ações de sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, de entre outros.
A aceitação da referida doação foi uma das 27 deliberações resultantes da reunião de Câmara realizada no dia 4 de setembro, nos Paços do Concelho. Tratou-se da primeira sessão após o período de férias.