A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou, no passado dia 7 de junho, o Prémio Literário Municipal António Celestino. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Igreja Paroquial de Vilela e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, com a Presidente da Junta de Freguesia de Vilela, Armandina Machado, familiares de António Celestino e o júri do concurso.
O Município da Póvoa de Lanhoso congratula, todos os participantes e a vencedora do Prémio, Helena Sá Lima, pelos fantásticos trabalhos.
Este Prémio surgiu em 2017, inserido no âmbito das comemorações do centenário de nascimento do escritor Povoense António Celestino. É atribuído todos os anos e distingue Contos e Poesias, as vertentes em que António Celestino mais se destacou.
Para além da entrega de prémios, o momento contou com a visualização do filme “Retratos a carvão em moldura dourada” sobre a vida de António Celestino, assim como a atuação de um quarteto de sopros da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Prémio Literário Municipal António Celestino destina-se a maiores de 18 anos, residentes na Póvoa de Lanhoso ou comprovadamente descendentes de Povoenses; tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita na comunidade concelhia, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear o seu patrono, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida.
De lembrar ainda que, no âmbito deste mesmo Prémio, a Câmara Municipal promoveu em março passado mais uma edição do Workshop de Escrita Criativa. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove ainda todos os anos o Concurso Literário Escolar António Celestino.