Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal apoia a continuidade do projeto do Ensino Especializado de Música da Escola Professor Gonçalo Sampaio
publicado a 16 de novembro de 2022

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro e a Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, deslocaram-se à Escola Gonçalo Sampaio, tendo assistido a um mini concerto apresentado pelos alunos do coro do ensino especializado da música e visitado os novos espaços onde são ministradas aulas de instrumento.

O Presidente da Câmara Municipal, em discurso direto para a comunidade escolar presente, referiu que “é um prazer muito grande ter-me deslocado a esta Escola, estando, assim, a cumprir mais um dos objetivos deste mandato: contribuir para a criação e para a melhoria de condições, no sentido de dar passos em frente na área da educação, mais especificamente no ensino da música. Sendo a Póvoa de Lanhoso um concelho com fortes tradições na área musical, com duas Bandas Musicais, que são uma forte marca identitária, quero que estes alunos se afirmem como geração que é defensora desta tradição, assumindo a continuidade desta importante herança cultural que tanto carateriza o nosso concelho. Aquilo que a Câmara Municipal está a fazer não é mais do que aquilo que deve ser feito, que é dar as condições para que este caminho possa ser trilhado, para em conjunto podermos continuar a fazer do nome da Póvoa de Lanhoso um nome sonante, também na área musical, que muito nos honra e orgulha”.

A Diretora do Agrupamento, Luísa Rodrigues, agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal e à Vice-Presidente as condições criadas para poderem trabalhar, pois o Ensino Especializado da Música é uma das grandes apostas do Agrupamento e porque considera que os alunos do Concelho da Póvoa de Lanhoso também têm direito a uma oferta de ensino diversificada, sobretudo no campo das artes. A criação de espaços específicos para as aulas de instrumentos resultam de um esforço conjunto para que os resultados se repercutam a longo prazo no sucesso escolar dos alunos que integram este projeto.

No final, após um périplo por essas salas onde são lecionadas aulas de xilofone, guitarra, violino e violoncelo, Fátima Moreira, aproveitou para “agradecer à escola o trabalho fantástico que tem vindo a realizar ao longo dos anos, de cujo resultado tivemos oportunidade aqui, hoje, de saborear um bocadinho. Agradeço aos professores envolvidos, à Direção e aos alunos, pois sei que, para esta pequena apresentação foram necessárias muitas horas de trabalho. Mas é muito bom ouvir os alunos e perceber que o ensino especializado da música lhes proporciona muito mais do que estes momentos. É, para eles, um privilégio estar integrados neste sistema de ensino, que lhes proporciona outras competências que são cada vez mais importantes na aprendizagem, por isso também estamos empenhados em que o ensino especializado da música se solidifique pois ele faz, de facto, a diferença na vida dos alunos e naquilo que eles podem ser no futuro.”