A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai apoiar a criação da rádio a cargo da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), entidade que tem sede no concelho Povoense.
O assunto foi levado pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, à reunião de Câmara, que teve lugar nos Paços do Concelho, no dia 11 de outubro. A proposta, aprovada por unanimidade, prevê a atribuição de um subsídio financeiro no valor de 2.100 euros para fazer face a despesas inerentes à criação desta rádio digital, que irá designar-se Rádio União – A Nossa Voz.
Trata-se de um projeto que tem a finalidade de promover a inclusão plena das pessoas com deficiência e populações seniores que estejam em situação de exclusão social, pretendendo-se criar uma rádio com uma linha programática abrangente e diversificada para alcançar todo o tipo de populações.
Continuidade dos projetos do Plano de Combate ao Insucesso Escolar
Outro dos assuntos que esteve em análise foi a continuidade da dinamização dos projetos no âmbito do Plano Inovador Integrado de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) em todas as Escolas do Concelho. Para tal, foi autorizada, por unanimidade, a realização da despesa, no valor de 8.581euros, associada a este Plano, o que vai permitir que a comunidade escolar, como um todo, possa continuar a beneficiar destes recursos.
Importa lembrar que, entre 2018 e 2022, o Plano Inovador Integrado de Combate ao Insucesso Escolar promoveu a dinamização, em contexto escolar, no Município, de um conjunto de projetos educativos implementados à escala intermunicipal da região do Ave, financiados pelo FSE (Fundo Social Europeu), no âmbito do Norte 2020.
Não estando ainda previstas ações a candidatar a um novo quadro comunitário, mas reconhecendo-se a necessidade de ser assegurada a continuidade de alguns projetos que mereceram uma avaliação positiva, quanto ao impacto produzido na melhoria dos resultados escolares dos alunos e das alunas, foi discutida, em sede de reunião do Conselho Intermunicipal de Educação da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, a pertinência de disponibilizar os projetos Hypatiamat, Plataforma + Cidadania pré-escolar, Plataforma + Cidadania 1º ciclo e No Poupar está o Ganho, tendo a mesma sido unanimemente assumida. Nesta sequência, esta proposta foi apresentada em reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Ave, na qual foi deliberada a continuidade da implementação dos projetos referidos, no ano letivo 2022/2023, com a imputação da respetiva despesa a cada Município.
Este e outros assuntos integraram a Ordem de Trabalhos, composta por oito pontos, que esteve em análise na referida reunião de Câmara.