O auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte foi o local escolhido para acolher a sessão pública de esclarecimento sobre o PERU - Programa Estratégico de Reabilitação Urbana, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu na noite de 29 de janeiro de 2019.
“No momento em que estamos a iniciar a discussão pública de um documento estratégico, decidimos realizar um conjunto de ações para que todos os Povoenses conheçam o trabalho que estamos a fazer a este nível. Esta sessão é o pontapé de saída desta divulgação, onde chamámos os Povoenses para conhecerem este plano e darem os seus contributos, se for sua vontade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva.
Com a definição da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) da Vila da Póvoa de Lanhoso, integrada no processo de elaboração do respetivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana, e que abrange a Área de Reabilitação Urbana já publicada em Diário da República, o Município da Póvoa de Lanhoso poderá disponibilizar aos proprietários e investidores em presença neste território um conjunto de incentivos e benefícios fiscais previstos na legislação nacional para ações de reabilitação urbana. “Este Plano Estratégico de Reabilitação Urbana resulta do trabalho que estamos a realizar ao nível do aproveitamento dos instrumentos de planeamento, que permitem agora um conjunto de benefícios para as entidades públicas e para os privados. Isto é, a reabilitação urbana é hoje uma aposta nacional, seja nos espaços públicos, seja ao nível das construções privadas”, referiu o autarca Povoense.
“Não sendo este Plano para todo o concelho, porque a lei limita estas intervenções a áreas urbanas, ele espelha muito do que pretendemos fazer nos próximos anos ao nível do espaço público central e dos equipamentos municipais. Aqui está a estratégia para a próxima década apesar das datas definidas estarem sujeitas às candidaturas dos fundos comunitários, pois daremos prioridade a este meio de cofinanciamento”, explicou ainda o Presidente da Câmara Municipal, referindo que este Plano “acolheu a estratégia que apresentámos nas últimas eleições autárquicas para esta zona do concelho. Está assim legitimado pelos Povoenses”.
A Vereadora Gabriela Fonseca e o consultor da Quaternaire (empresa que coordena este Plano), Daniel Miranda, também participaram nesta sessão, assim como profissionais da área, autarcas e comunidade em geral. Após a apresentação do PERU, seguiu-se um período para esclarecimento de questões.
O projeto da Operação de Reabilitação Urbana da Vila da Póvoa de Lanhoso encontra-se em fase de consulta pública até 11 de março de 2019.