O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, determinou a prorrogação dos prazos no âmbito do Prémio Literário Escolar António Celestino 2021.
Esta alteração resulta de despacho datado de 2 de março de 2021 e assenta em duas premissas: a vigente renovação da declaração de estado de emergência e o encerramento das escolas; e a impossibilidade de acompanhamento do aluno e de redacção dos textos em contexto escolar tal como definido nas normas de funcionamento desta iniciativa.
Assim, as alterações são as seguintes: o concurso será retomado no quarto dia útil após o início das aulas presenciais, possibilitando que os trabalhos sejam desenvolvidos em contexto escolar presencial; a data limite para entrega dos trabalhos passará para um mês depois da abertura das escolas; e a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á no final do ano letivo, em data a anunciar posteriormente.
O concurso Literário Escolar António Celestino é promovido e organizado anualmente pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho.
Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária são os objetivos desta iniciativa, dirigida à comunidade escolar.
Este Concurso destina-se a alunos e alunas dos Agrupamentos Escolares da Póvoa de Lanhoso (Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio), do primeiro ciclo ao Ensino Secundário. Os textos narrativos, originais e inéditos, escritos em Português, devem ser entregues nas bibliotecas escolares. O tema é livre.
Os trabalhos serão apreciados e seriados por um júri constituído por elementos da Rede de Bibliotecas Escolares.
Na apreciação dos trabalhos ter-se-ão em conta critérios como criatividade e originalidade; coerência e coesão do texto; e qualidade literária.
Criado pela Rede de Bibliotecas Escolares e promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Concurso Literário Escolar António Celestino é uma homenagem a um artista das letras das Terras de Lanhoso, António Simões Celestino da Silva, poeta, escritor e amante das artes, falecido em 2013.