“Inclusão e Igualdade na Diversidade” é o mote para a IX Semana Municipal para a Igualdade e Não discriminação, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove de 19 a 25 de novembro.
Esta iniciativa, promovida pelo município da Póvoa de Lanhoso, aborda a estreita relação entre Igualdade e Não Discriminação na formação de uma sociedade respeitadora da Diversidade.
O IV Café Concerto Inclusivo, uma marcha silenciosa e a abolição de barreiras arquitetónicas são algumas das propostas deste ano, a par de uma concentração de bicicletas e carros e todo-o-terreno, que irão percorrer o baixo concelho da Póvoa de Lanhoso.
Programa abrangente
O programa da Semana Municipal para a Igualdade e Não discriminação é diversificado e compreende, no dia 19 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional do homem, o workshop “Literacia inclusiva”, que será dinamizado por Sara Magalhães, no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte, pelas 10h00.
Assinalando-se a 20 de novembro o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a proposta é a iniciativa “Eu é que sou @ Presidente da Câmara” em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso e destinada a crianças que frequentam o 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta ação decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a partir das 9h30.
No mesmo dia, pelas 15h00, técnicos/as do INR - Instituto Nacional para a Reabilitação dinamizam um Workshop sobre “A Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência”. Esta ação decorrerá no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte.
A 21 de novembro, Dia Mundial do Olá (a palavra que promove o contacto e a paz), realiza-se o Fórum “A transversalidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, dinamizado por Nuno Barros e Diana Nicolau, técnicos da Unidade de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da LIPOR, entidade associada da GRACE, associação que se dedica exclusivamente à promoção da responsabilidade social e corporativa. Esta iniciativa realizar-se-á no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, com início pelas 10h30.
A 22 de novembro, serão abolidas duas barreiras arquitetónicas existentes no concelho, por forma a tornar as vias pedonais livres de obstáculos inibidores de serem percorridos por quem padece de algum tipo de mobilidade condicionada.
Ainda no dia 22, a partir das 21h00, o Café Horto do Cyber, acolhe num ambiente que se deseja de informalidade a tertúlia “Violência no Ciclo de Vida” com a presença do Procurador da República Jubilado e coordenador da equipa de análise retrospetiva dos homicídios conjugais, Rui do Carmo, e de Vasco Prazeres, assistente graduado sénior em medicina geral e familiar e sexologista clínico, também representante designado pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.
A 23 de novembro (Dia pelo Fim da Impunidade) realiza-se um dos momentos altos desta Semana, o Café Concerto Inclusivo. Este momento que tem como protagonistas os/as utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada, da ASSIS; da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, da EPAVE, da Need Cooperativa; da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, do Centro Social e Paroquial de Garfe e da cantora Povoense, Joana Magalhães, realizar-se-á no auditório da Casa de Trabalho, com início pelas 20h30.
No dia 24 de novembro, pelas 8h30, começa a segunda edição da iniciativa “Sobre rodas, eu dou a cara pelo combate à violência”, com a concentração de bicicletas e carros todo-o-terreno, junto aos Paços do Concelho. Esta atividade conta com a colaboração do arciprestado da Póvoa de Lanhoso e com a participação do TT Lanhoso e BTT Porto D´Ave, que, num ato de solidariedade com as vítimas de violência doméstica, percorrerão as freguesias do baixo Concelho.
Esta Semana Municipal culminará no dia 25 de novembro, Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a realização da terceira “Marcha silenciosa solidária pela igualdade e contra a violência exercida em contexto de intimidade”. Esta iniciativa, como as anteriores, conta com a participação de jovens alun@s da EPAVE e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, a quem este ano se juntarão utentes da ASSIS e de diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. O início está marcado para as 10h30, nos Paços do Concelho, de onde sairá para percorrer as principais artérias da Vila.
Esta Semana é promovida no âmbito do Pelouro da Educação, através do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, e pretende envolver as diversas franjas da sociedade Povoense.